Drive-thru do INSS: veja as regras para entregar documentos em agências
A chamada Exigência Expressa será adotada em todo o país
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta segunda-feira (10) as orientações para que os segurados entreguem documentos para concluir a análise dos pedidos de benefícios.
A chamada Exigência Expressa, que ficou conhecida como Drive-thru do INSS, será adotada em todo o país, segundo a autarquia federal. A medida já havia sido adotada em março em meio à pandemia de Covid-19.
A entrega de documentos consiste na disponibilização de urnas na entrada das agências para que o interessado deposite cópia simples dos documentos solicitados pelo INSS, na unidade mais próxima.
A ideia é, segundo o INSS, agilizar a conclusão dos processos que dependem da apresentação de algum documento faltante. Hoje, a Exigência Expressa se encontra disponível em 803 cidades brasileiras.
Atualmente, as mais de 1,5 mil agências do INSS fechadas desde o fim de março por causa da pandemia do coronavírus estão previstas para reabrir apenas a partir do dia 24 de agosto.
Como funciona?
Para assegurar a entrega dos documentos é preciso realizar agendamento pelo telefone 135 ou Meu INSS. Tenha em mãos o número de protocolo do benefício em análise, nome e CPF da pessoa que vai depositar o envelope na urna.
Ao agendar o serviço de Exigência Expressa, o usuário será orientado a observar os seguintes procedimentos para a entrega dos documentos:
1. Preencher o formulário de "Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações";
2. Incluir os documentos solicitados pelo INSS e o formulário de "Autodeclaração de autenticidade e Veracidade das Informações" em envelope;
3. O envelope deverá ser lacrado e identificado pelo lado de fora com nome completo, CPF, endereço, telefone, e-mail e número do protocolo do agendamento.
A caixa coletora fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
A utilização da Exigência Expressa não se aplica, contudo, aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.
"Cabe destacar que não são aceitos documentos originais e que as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É imprescindível, porém, que estejam legíveis e sem rasuras", diz o INSS.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
