Alagoas

“O Estado não pode apostar”, diz governador sobre compra antecipada de vacinas

Governo Federal e outros estados estão iniciando as negociações

Por Marcos Filipe Sousa 11/08/2020 19h07
“O Estado não pode apostar”, diz governador sobre compra antecipada de vacinas
Renan Filho durante coletiva nesta terça-feira (11) - Foto: Reprodução/ Facebook

Alagoas está observando com cautela a negociação de outros estados na compra antecipada por vacinas da Covid-19. Durante coletiva de imprensa na noite desta terça-feira (11), Renan Filho (MDB) deixou claro que não irá fazer compra diretamente do medicamento.

O chefe do Executivo estadual colocou que cabe aos grandes estados fazer esse tipo de negociação e espera que a vacina chegue logo. Os Estado da Bahia e do Paraná já iniciaram negociações.

“Não vamos fazer compra diretamente. O Estado não pode fazer essa aposta. Nós não temos as mesmas condições que outros estados e o país” e completou: “Espero que o Governo federal entre nessa corrida e garanta vacina para todos nós”.

Até a semana passada, as vacinas em estágio mais avançado estavam ainda em fase 3, a última antes da aprovação, e uma única vacina, da farmacêutica CanSino, havia sido aprovada para uso limitado em militares do Exército chinês. Nesta terça-feira (11) o governo russo anunciou o primeiro registro mundial de uma vacina contra a Covid-19.

Dentre as demais vacinas atualmente em desenvolvimento contra o coronavírus, 28 estão em fase de testes em humanos; destas, 8 estão em fase 3, e 139 em estudos pré-clínicos (em animais), segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).