Criminalidade despenca em Alagoas durante a quarentena, aponta SSP
Indicadores criminais foram apresentados pelo governador Renan Filho e o secretário Lima Júnior

Alagoas fechou o mês de julho de 2020 com o menor número de homicídios dos últimos nove anos. Foram 79 assassinatos, o menor número registrado desde 2011. Os dados foram apresentados, na manhã desta quinta-feira (13), pelo governador Renan Filho (MDB) e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior.
De acordo com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), os números de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) seguem em queda em Alagoas. A redução verificada na comparação entre os meses de julho de 2011 e 2020 é de 56,6%. Os homicídios caíram de 182 para 79.
O número de roubos a transeuntes também apresentou redução em Alagoas. Com a integração das forças policiais, a quantidade desse tipo de crime caiu 32,3%. De janeiro a julho deste ano, 3533 ocorrências foram registradas. Em 2019, foram 5220 assaltos contabilizados no mesmo período.
Os crimes contra o patrimônio - assaltos e roubos a bancos, cargas, veículos, ônibus e pessoas - também registraram queda. O governador Renan Filho afirmou que, dentre todos, o mais grave é o crime contra a vida. Para ele, é fundamental alcançar o melhor resultado da história com a redução no número de homicídios, mas a queda nos crimes contra o patrimônio não deve ser esquecida.
"A redução dos crimes patrimoniais também é importante, porque isso traz sensação de segurança para as pessoas, tranquilidade e diferencia o nosso estado. Isso significa redução de roubo de carro, roubo a transeunte e redução de assaltos a coletivos, de maneira que isso tudo é muito simbólico”, disse o governador.
Maceió
Maceió também apresentou queda no número de CVLI. Em julho deste ano, foram contabilizados 20 crimes. Na comparação com o mesmo período de 2011, houve uma redução de 70%.
Os assaltos a coletivos também registraram queda. Os dados mostram que a capital alagoana está há dois meses consecutivos sem nenhuma ocorrência desta natureza.
Instituições financeiras
O número de roubos a instituição financeira também apresenta forte redução em Alagoas. De janeiro a julho deste ano, nenhuma ocorrência foi registrada. Em 2019, foram três assaltos contabilizados no mesmo período.
Roubo de cargas
Outro crime que apresentou redução foi o roubo de cargas, que até julho teve queda de 57,6%. Alagoas registrou 14 ocorrências. Já em 2019, o acumulado de janeiro a julho apresentou um total de 33 crimes desta natureza.
Roubo de veículos
Os dados apontam uma queda de 16,2% de roubo a veículos em Alagoas, quando comparamos janeiro a julho deste ano com o mesmo período de 2019. Em 2020, foram registrados 242 roubos e nos mesmos meses do ano passado foram contabilizadas 290 ocorrências.
Veja também
Últimas notícias

Eduardo Bolsonaro articula nos EUA para evitar sanções após prisão do pai

Cícero Almeida retorna ao rádio e comanda o Forrozão da 96 FM a partir de 18 de agosto

EUA devem rever tarifaço sobre café e carne, avalia Tebet

Homem embriagado e de chinelos viraliza ao completar corrida de 8km

Alcione é exaltada na web após prisão domiciliar de Bolsonaro

Deputada Cibele Moura critica aprovação automática na rede pública: “Como é que a gente premia quem não estuda?”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
