Criminalidade despenca em Alagoas durante a quarentena, aponta SSP
Indicadores criminais foram apresentados pelo governador Renan Filho e o secretário Lima Júnior
Alagoas fechou o mês de julho de 2020 com o menor número de homicídios dos últimos nove anos. Foram 79 assassinatos, o menor número registrado desde 2011. Os dados foram apresentados, na manhã desta quinta-feira (13), pelo governador Renan Filho (MDB) e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior.
De acordo com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), os números de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) seguem em queda em Alagoas. A redução verificada na comparação entre os meses de julho de 2011 e 2020 é de 56,6%. Os homicídios caíram de 182 para 79.
O número de roubos a transeuntes também apresentou redução em Alagoas. Com a integração das forças policiais, a quantidade desse tipo de crime caiu 32,3%. De janeiro a julho deste ano, 3533 ocorrências foram registradas. Em 2019, foram 5220 assaltos contabilizados no mesmo período.
Os crimes contra o patrimônio - assaltos e roubos a bancos, cargas, veículos, ônibus e pessoas - também registraram queda. O governador Renan Filho afirmou que, dentre todos, o mais grave é o crime contra a vida. Para ele, é fundamental alcançar o melhor resultado da história com a redução no número de homicídios, mas a queda nos crimes contra o patrimônio não deve ser esquecida.
"A redução dos crimes patrimoniais também é importante, porque isso traz sensação de segurança para as pessoas, tranquilidade e diferencia o nosso estado. Isso significa redução de roubo de carro, roubo a transeunte e redução de assaltos a coletivos, de maneira que isso tudo é muito simbólico”, disse o governador.
Maceió
Maceió também apresentou queda no número de CVLI. Em julho deste ano, foram contabilizados 20 crimes. Na comparação com o mesmo período de 2011, houve uma redução de 70%.
Os assaltos a coletivos também registraram queda. Os dados mostram que a capital alagoana está há dois meses consecutivos sem nenhuma ocorrência desta natureza.
Instituições financeiras
O número de roubos a instituição financeira também apresenta forte redução em Alagoas. De janeiro a julho deste ano, nenhuma ocorrência foi registrada. Em 2019, foram três assaltos contabilizados no mesmo período.
Roubo de cargas
Outro crime que apresentou redução foi o roubo de cargas, que até julho teve queda de 57,6%. Alagoas registrou 14 ocorrências. Já em 2019, o acumulado de janeiro a julho apresentou um total de 33 crimes desta natureza.
Roubo de veículos
Os dados apontam uma queda de 16,2% de roubo a veículos em Alagoas, quando comparamos janeiro a julho deste ano com o mesmo período de 2019. Em 2020, foram registrados 242 roubos e nos mesmos meses do ano passado foram contabilizadas 290 ocorrências.
Veja também
Últimas notícias
TikToker com mais de 1,5 milhão de seguidores posta 'invasão' a mansão abandonada de príncipe saudita
Mapa astral de Suzane von Richthofen, de 2021, viraliza: 'Narcisista'
Caminhão fica preso em rua estreita da Jatiúca e compromete trânsito por mais de uma hora
Por que presente da China ao Brasil gerou revolta entre evangélicos
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Caminhões movidos a GNV são apresentados por Algás e Scania em evento na Capital alagoana
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
