Fazenda Estadual disponibiliza emissão de certidões e parcelamentos por e-mail
PGE segue em teletrabalho e nova ferramenta passa a ser utilizada com maior agilidade

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas disponibiliza por e-mail o acesso aos Parcelamentos e Certidões (Negativa e Dívida Ativa) que o contribuinte tem direito. A mudança foi iniciada durante a pandemia com a necessidade do isolamento social - que colocou os Procuradores do Estado e a equipe de servidores em teletrabalho. Para receber os documentos basta o contribuinte entrar em contato pelos e-mails: [email protected] ou [email protected] informando os dados necessários e em alguns casos apresentando as procurações exigidas. O sistema é integrado à base de dados da Secretaria de Estado Fazenda (Sefaz).
A Procuradora Emmanuelle Pacheco, Coordenadora da Procuradoria da Fazenda Estadual, explica que essa foi uma forma prática de continuar os atendimentos dos que buscam parcelar dívidas ou emitir certidões e que não podiam ficar sem acesso aos documentos. "Antes da pandemia, a entrega da certidão já era por e-mail, com a solicitação presencial. Agora, tanto o pedido quanto o envio acontecem de forma digital. Tivemos uma aceitação muito boa, com muita gente procurando e percebendo a praticidade do serviço. Estamos nos adaptando e priorizando sempre o contribuinte", afirmou. Ela lembra que no site www.pge.al.gov.br na aba "serviços" é possível baixar o requerimento para solicitar as certidões.
Desde o início do teletrabalho, mais de 1000 documentos já foram expedidos nesta modalidade. Antes, a certidão precisava ser solicitada de forma presencial na PGE e o documento era enviado pelo e-mail cadastrado. Isso acontece desta forma, pois o requerimento de emissão via e-mail origina um processo administrativo cadastrado no Sistema Eletrônico de Informações - SEI para registro e acompanhamento. Em seguida, os servidores da PGE e da Sefaz fazem os levantamentos e respondem aos e-mails dos contribuintes, independente de onde estejam acessando, dando mais praticidade ao serviço.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia suspensão temporária de repasses ao CSE

Prefeitura mantém inscrições abertas para cursos profissionalizantes para jovens e adultos

“Até quando?": Prefeita Ceci se manifesta diante de novos casos de violência contra a mulher em AL

Secretaria de Educação realiza projeto sobre história de Matriz de Camaragibe
Deputado Cabo Bebeto critica remuneração de procuradores do Estado de Alagoas

Polícia Civil investiga caso de violência psicológica e patrimonial contra empresária
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
