PF apura desvio de recusos da saúde em Alagoas e outros três estados
Operação Estroinas investiga fraudes em procedimentos licitatórios
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20) a Operação Estroinas, com o propósito de investigar fraudes em nove procedimentos de dispensa de licitação realizados pelo município de Carmópolis, em Sergipe, todos eles fundamentados na Lei nº 13.979/2020 (Lei do Coronavírus). A operação conta com o apoio e a participação da Controladoria-Geral da União (CGU/SE).
Participam da ação 83 policiais federais e seis servidores da CGU, que cumprem 32 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sendo 15 em Carmópolis/SE, nove em Aracaju/SE, dois em Nossa Senhora do Socorro/SE, dois em Pernambuco, dois em Alagoas e dois na Bahia.
Em Alagoas um dos mandados foi cumprido na cidade de Boca da Mata, na Zona da Mata, onde uma das empresas alvo da operação teria uma sede. O segundo foi em Maceió.
Na investigação que motivou a expedição dos mandados, apurou-se que aproximadamente R$ 2,3 milhões provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foram gastos para a contratação direta de nove empresas. No decorrer dos trabalhos, identificou-se a existência de fortes de indícios de que algumas dessas empresas são “fantasmas”, e os sócios de algumas delas são “laranjas”.
Também foi apurado que as escolhas das empresas contratadas foram arbitrárias, além de as cotações dos preços dos bens, insumos e serviços contratados pelo Município serem fraudulentas: houve superfaturamento dos bens, insumos e serviços contratados; alguns dos bens adquiridos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 nem sequer foram utilizados; não houve critério para a definição da quantidade e da qualidade dos produtos que precisariam ser adquiridos pelo Município; parte dos produtos contratados não foi efetivamente fornecida ao Município.
Os crimes praticados
Os envolvidos estão sendo investigados por suposta prática dos crimes de dispensa indevida de licitação, corrupção passiva e corrupção ativa, sem prejuízo de outros porventura constatados ao longo das investigações.
Veja também
Últimas notícias
De acusação a noivado: João Neto anuncia reconciliação com ex em Maceió

Leonardo Dias apresenta projeto que protege geração de empregos na aplicação de novas leis

Dez meses após separação, mulher é morta a tiros pelo ex-marido em Delmiro Gouveia

Casal trabalha para retirar vazamento em sistema de Rio Largo nesta segunda (29)

Alunos simulam "motel" e fazem dança erótica durante gincana escolar

Sefaz-AL usa câmeras com OCR e identifica veículos com débitos de IPVA em blitz
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
