Tour virtual mira em internacionalizar Museu Théo Brandão; confira
Projeto é uma parceria com a empresa Núcleo Zero

Sem cinema, shows e outros tipos entretenimento, as pessoas têm buscado cada vez mais se divertir através da internet. Foi pensando nisso que, em parceira com a empresa Núcleo Zero Comunicação, o Museu Théo Brandão (MTB) adiantou um projeto que vinha sendo trabalhado desde 2018 e lançou um tour virtual.
Do lançamento em maio até agora, foram cerca de cinco mil visualizações no projeto. Em entrevista ao 7Segundos, o diretor do MTB, Victor Sarmento, contou que foi realizada a captação de imagens de todos ambientes e que, daqui para frente, eles pretendem acrescentar mais áudios a experiência.
Além de uma experiência visual, o tour também passeia pela história do museu e do próprio Théo Brandão. Segundo Victor Sarmento, o MTB é único museu de Alagoas que possui essa tecnologia e um dos poucos no Nordeste.
“É uma forma de internacionalizar o museu, pessoas de outros estados e países vão poder acessar. É uma forma de se inserir no padrão internacional. O museu que depende só de visita física perde muito e a gente quer ampliar nosso público. A tradição do Théo Brandão é ser museu de vanguarda, a gente sempre está trabalhado para ser museu de referencia”, disse.
Parceria com Núcleo Zero
A realização desse projeto surgiu da parceria com a empresa Núcleo Zero Comunicação, cujo trabalho nas áreas de audiovisual, publicidade e editorial e mídias interativas tem se voltado para a cultura alagoana em diversos documentários, curtas metragens de ficção e animações. De acordo com o diretor de criação da Núcleo Zero, Werner Sales, a empresa, que tem mais de quinze anos, passou também a experimentar novas tecnologias para expandir as possibilidades narrativas.
O Núcleo Zero foi pioneiro na realização de espetáculos de projeção mapeada com conteúdo histórico e cultural no estado, e se especializou em produção de conteúdo digital para museus e exposições, utilizando técnicas como a realidade aumentada. “Novamente de forma pioneira, ao desenvolver nossa mais recente pesquisa com realidade virtual, o Núcleo Zero homenageia a cultura e a identidade alagoana ao proporcionar uma visitação em 360 graus ao Museu Théo Brandão", disse Werner.
Últimas notícias

Reitor da Ufal alega colapso financeiro das universidades federais em Alagoas

Arapiraca: Idoso desaparece de residencial onde mora e família pede ajuda para localizá-lo

Prefeito Luciano Barbosa entrega ginásio e reforma de escola nos bairros Planalto e Bom Sucesso

Sindilojas Arapiraca alerta: uso de atestado médico falso pode gerar demissão por justa causa e prejuízos às empresas

Reprodução simulada do caso Ana Firmino será realizada nesta quinta-feira (15), em Maravilha

Prefeitura de Palmeira divulga programação do São João do Povo 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
