Cultura

Tour virtual mira em internacionalizar Museu Théo Brandão; confira

Projeto é uma parceria com a empresa Núcleo Zero

Por 7Segundos 20/08/2020 09h09
Tour virtual mira em internacionalizar Museu Théo Brandão; confira
Museu Théo Brandão - Foto: Ascom MTB

Sem cinema, shows e outros tipos entretenimento, as pessoas têm buscado cada vez mais se divertir através da internet. Foi pensando nisso que, em parceira com a empresa Núcleo Zero Comunicação, o Museu Théo Brandão (MTB) adiantou um projeto que vinha sendo trabalhado desde 2018 e lançou um tour virtual.

Do lançamento em maio até agora, foram cerca de cinco mil visualizações no projeto. Em entrevista ao 7Segundos, o diretor do MTB, Victor Sarmento, contou que foi realizada a captação de imagens de todos ambientes e que, daqui para frente, eles pretendem acrescentar mais áudios a experiência.

Além de uma experiência visual, o tour também passeia pela história do museu e do próprio Théo Brandão. Segundo Victor Sarmento, o MTB é único museu de Alagoas que possui essa tecnologia e um dos poucos no Nordeste.

“É uma forma de internacionalizar o museu, pessoas de outros estados e países vão poder acessar. É uma forma de se inserir no padrão internacional. O museu que depende só de visita física perde muito e a gente quer ampliar nosso público. A tradição do Théo Brandão é ser museu de vanguarda, a gente sempre está trabalhado para ser museu de referencia”, disse.

Parceria com Núcleo Zero


A realização desse projeto surgiu da parceria com a empresa Núcleo Zero Comunicação, cujo trabalho nas áreas de audiovisual, publicidade e editorial e mídias interativas tem se voltado para a cultura alagoana em diversos documentários, curtas metragens de ficção e animações. De acordo com o diretor de criação da Núcleo Zero, Werner Sales, a empresa, que tem mais de quinze anos, passou também a experimentar novas tecnologias para expandir as possibilidades narrativas.

O Núcleo Zero foi pioneiro na realização de espetáculos de projeção mapeada com conteúdo histórico e cultural no estado, e se especializou em produção de conteúdo digital para museus e exposições, utilizando técnicas como a realidade aumentada. “Novamente de forma pioneira, ao desenvolver nossa mais recente pesquisa com realidade virtual, o Núcleo Zero homenageia a cultura e a identidade alagoana ao proporcionar uma visitação em 360 graus ao Museu Théo Brandão", disse Werner.