Maceió

Familiares de presos bloqueiam ruas no Jaraguá, em Maceió

Durante coletiva, Renan Filho falou que apoia manifestações

Por Taís Albino 24/08/2020 16h04
Familiares de presos bloqueiam ruas no Jaraguá, em Maceió
Protesto realizado no bairro de Jaraguá - Foto: Cortesia

Familiares de reeducandos voltaram a protestar em busca da retomada da entrega de alimentos no Sistema Prisional Alagoano. Nesta segunda-feira (24), eles bloquearam ruas no bairro do Jaraguá, próximo ao Porto de Maceió. 

Durante a semana passada, eles realizaram protestos no entorto do Sistema Prisional, na parte alta de Maceió, e no Centro da capital. 

Em coletiva de imprensa sobre o balanço epidemiológico da Covid-19 em Alagoas nesta segunda-feira, o governador Renan Filho disse que apoiava a reivindicação dos familiares dos reeducandos. 

“É importante que se diga que não é o Estado que está proibindo a entrega de alimentos e, sim, o Sindicado dos Policias Penais (Sindapen). Eles buscam negociação com o governo — que é legítima, justa e razoável — mas faço um apelo que não impeçam a entrada de alimentos”, disse. 

No dia 17 deste mês, que seria o retorno da entrega de feiras ao reeducandos, o Sindapen informou que a execução desta atividade colocava em risco a segurança do Sistema Prisional, e disse que o Governo não cumpriu com a pauta acordada. A categoria cobra “aumento de efetivo por concurso público e condições dignas de trabalho”. 

Ainda durante a live, Renan Filho disse que o concurso em questão vai acontecer no primeiro semestre do próximo ano. Também afirmou que não há previsão para o retorno de visitas ao Sistema Prisional neste momento