Covid-19: Samu Alagoas atende mais de 4,3 mil ocorrências em seis meses de pandemia
Atendimentos tiveram uma queda de quase 30% entre os meses de julho e agosto
Alagoas está perto de completar seis meses do primeiro caso registrado de Covid-19 no Estado. Nesse período, os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fizeram 4.357 ocorrências de pacientes suspeitos ou confirmados pela infecção do novo coronavírus.
Nesses quase 180 dias de pandemia, o mês em que os profissionais foram mais acionados para os atendimentos primários e para as transferências interhospitalares foi em junho, com 1.315 atendimentos, sendo mais de 40 ocorrências por dia.
De acordo com Josileide Costa, supervisora geral do Samu Alagoas, as duas centrais de regulação, localizadas em Maceió e Arapiraca, precisaram reorganizar as suas estruturas, tanto com as equipes quanto com adaptações nas viaturas.
“Esses seis meses foram de muita luta contra esse vírus, e durante todo esse período nossos socorristas se mostraram verdadeiros guerreiros no combate à Covid-19. O Governo de Alagoas, por meio da Sesau, garantiu desde o início todos os Equipamentos de Proteção Individual e os insumos necessários para o atendimento a esses pacientes. Todos os nossos socorristas utilizaram os EPIs adequados e fizemos capacitações com foco na paramentação e desparamentação desse material, para evitar a contaminação durante o período de trabalho”, destacou a supervisora.
A partir do mês de junho a quantidade de ocorrência diminuiu, e entre os meses de julho e agosto houve uma redução de 27,29% nos atendimentos. Em julho foram registrados 861 casos, e em agosto 626, uma diferença de 235 ocorrências.
EPIs
Mesmo com a diminuição dos casos de Covid-19 em Alagoas, médicos reguladores e socorristas do Samu continuam atentos aos sinais e sintomas relacionados ao coronavírus na população e para essas ocorrências todos saem com os EPIs necessários para realizar o atendimento.
Os equipamentos utilizados pelas equipes são: macacão ou avental impermeável, touca, luvas, protetores de botas, óculos, máscara cirúrgica ou máscara N95 e protetor facial.
Veja também
Últimas notícias
Suspeito de mais de 20 assaltos com transferências via Pix é preso em Maceió
Ao lado de prefeitos, Lula entrega ambulâncias e Unidades Odontológicas Móveis para AL
Vereador César Felizardo solicita elaboração de plano evitar falta d’água em Jequiá da Praia
Vídeo mostra momento em que supervisor da base do CRB é assassinado em Maceió
Condenado por homicídio ocorrido no Sertão de AL é capturado durante ação da polícia
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
