AL: Secretário da Saúde destaca 3,8 mil altas e criação de leitos para Covid-19
Alexandre Ayres apresentou balanço a deputados na Assembleia Legislativa do Estado

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, apresentou na Assembleia Legislativa do Estado nessa quinta-feira (10) um balanço dos 150 dias no combate ao novo coronavírus e seus efeitos. A sessão foi presidida pelo deputado estadual Sílvio Camelo e também contou com as presenças do secretário Executivo de Ações em Saúde, Marcos Ramalho, e do secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques.
Alexandre Ayres disponibilizou aos parlamentares os dados sobre as receitas voltadas ao combate à pandemia, a distribuição de insumos estratégicos, testagens nas centrais de triagem e as processadas no Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL), distribuição de medicamentos, implantação de leitos, atendimentos e altas hospitalares.
O secretário fez questão de ressaltar que o Governo de Alagoas vem acertando nas decisões, sempre respaldado pela ciência, numa contribuição efetiva ao atender mais de 7 mil pessoas em 26 unidades de saúde e registrar quase 4 mil altas hospitalares.
“Desde o início, quando elaboramos o Plano de Contingência para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, traçamos um planejamento rigoroso para receber os pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19, atendê-los, tratá-los e salvar vidas. Este balanço de 150 dias comprova que estamos no caminho certo. Uma das medidas indispensáveis foi a criação, estruturação e ampliação dos leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19 em Maceió e no interior do estado”, disse.
“Alagoas conta, atualmente, com 1.023 leitos em 26 unidades de saúde. Somente nestes 150 dias, contabilizamos mais de 7 mil atendimentos; mais de 3.300 altas hospitalares de pacientes que estavam internados em leitos clínicos; e mais de 530 altas de pacientes internados em leitos de UTI”, relatou o secretário.
Em relação à receita voltada para o combate à pandemia, o secretário fez um destaque para os valores já empenhados pela Sesau na ordem de R$ 71,7 milhões. Já quanto aos valores de fonte federal, Alagoas empenhou R$ 83,7 milhões no enfrentamento à doença no estado.
Quanto aos insumos estratégicos, o profissional de saúde tem atuado protegido. “A Sesau demonstrou bastante preocupação com os profissionais de saúde e as respectivas condições de trabalho. Se o Governo de Alagoas consegue obter resultados positivos, estes profissionais de saúde são os grandes responsáveis. Durante este período, quase 12 milhões de equipamentos de proteção individual [EPIs] foram distribuídos. As unidades receberam e continuam recebendo álcool gel e líquido, máscaras descartáveis, luvas, toucas e óculos de proteção, por exemplo”, informou o secretário.
Testagem
Testar a população é fundamental no enfrentamento à pandemia. Graças à implantação das centrais de triagens em Maceió e Arapiraca, além das aquisições e distribuição de testes rápidos e RT-PCR, Alagoas tem êxito neste diagnóstico. Somente o Lacen coletou 19.498 testes RT-PCR e processou 18.824 deles. Quanto aos testes rápidos, os 102 municípios alagoanos receberam os kits para realizar as testagens.
“Alagoas recebeu, também numa parceria com o governo federal, mais de 148 mil testes rápidos. Distribuímos para todos os municípios mais de 138 mil testes”, complementou o secretário.
Além de testar a população, a Sesau também distribuiu mais de 1 milhão de medicamentos, entre eles dipirona, azitromicina, enxoparina, paracetamol, entre outros. “Nas centrais de triagem em Maceió e Arapiraca, foram 67 mil atendimentos com quase 57 mil testes realizados nestes 150 dias de combate à pandemia”, ressaltou.
Ao fim de sua apresentação, o secretário Alexandre Ayres reiterou o compromisso do Governo de Alagoas em se manter firme no combate à pandemia da Covid-19 mesmo com o período de estabilidade que o estado está vivenciando.
Veja também
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
