Atendendo ao MPF, Junta Técnica do Caso Pinheiro faz mudanças e antecipa visitas
Aumento na quantidade de equipes para vistoria às moradias reduziu tempo de espera de moradores
Dando continuidade ao acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pela Junta Técnica, em razão do Termo de Acordo firmado com representantes dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MP/AL) e das Defensorias Públicas da União (DPU) e Estadual (DPE), o MPF/AL promoveu reunião com representantes dessas instituições, da Defesa Civil de Maceió, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional, bem como advogados e engenheiros da empresa petroquímica Braskem S.A.
A reunião contou com a participação das procuradoras da República Julia Vale Cadete, Niedja Kaspary e Roberta Bomfim, que compõem a força-tarefa do MPF para o Caso Pinheiro. Na ocasião representantes da Braskem e das Defesas Civis apresentaram os resultados obtidos em razão do incremento das equipes de visita às moradias que solicitam atendimento à Junta Técnica.
Esse incremento é resultado de um dos encaminhamentos da última reunião, em 29 de julho de 2020.
Segundo os representantes da Junta Técnica, o tempo de espera do morador pelo primeiro atendimento reduziu em 95 dias. No início de agosto, o tempo médio de espera para o primeiro atendimento era de 105 dias, agora é de 10 dias. A expectativa é que até outubro esse tempo de espera seja de dois ou três dias.
Dificuldades
Mesmo com os notáveis avanços, as Defesas Civis Municipal e Nacional declararam precisarem de mais colaboradores.
Como medida para melhorar ainda mais o fluxo de atendimentos pela Junta Técnica, procuradoras e promotores sugeriram uma alteração nesse fluxo interno entre os representantes da Defesa Civil Municipal e da Braskem. O que ficou de ser melhor analisado.
Encaminhamentos
As Defesas Civis Nacional e Municipal comprometeram-se em buscar reforços para superar as dificuldades e melhorarem a velocidade de seus atendimentos.
Além disso, os representantes das Defesas Civis e da Braskem analisarão a possibilidade de mudanças no fluxo interno da Junta Técnica que possam agilizar os atendimentos.
Para a continuidade do acompanhamento dos trabalhos, será realizada mais uma reunião, agendada para o dia 14 de outubro.
Saiba mais
As reunião promovidas pelo MPF com os representantes da Junta Técnica tem o intuito de colher informações para o procedimento administrativo n. 1.11.000.000345/2020-86, instaurado para acompanhamento dos trabalhos da Junta Técnica nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.
A Junta Técnica é responsável pela vistoria dos imóveis situados nas áreas classificadas como criticidade 01. Uma vez constatada a vulnerabilidade do imóvel e, portanto, a necessidade de realocação imediata, o morador passa a ter a possibilidade de ingressar nos fluxos de desocupação e indenização definidos no Termo de Acordo.
A Junta é composta pelas Defesas Civis Municipal e Nacional e por um perito indicado pela Braskem.
Veja também
Últimas notícias
Governo libera R$ 23,5 milhões em créditos suplementares para infraestrutura, segurança e ações sociais
Leonardo Dias cobra enfrentamento às facções após aprovação do PL Antifacção
Após instabilidade no sistema, Detran-AL remarca atendimentos desta quarta-feira (19)
Deputada Cibele Moura apresenta PL que cria política de letramento digital e robótica
Prefeitura de Maceió inicia retirada de fios sem uso dos postes no Pontal da Barra
Igaci garantirá nova Creche Cria no distrito de Lagoa do Félix após articulação de Petrúcio Barbosa
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
