Deputada reúne Judiciário, MPT e CIEE para discutir novo panorama para o jovem aprendiz em AL
Painel vai ao no programa Conversa Aberta, exibido pelo Youtube Jó Pereira Oficia
O programa Conversa Aberta desta terça-feira (15), exibido pelo Youtube Jó Pereira Oficial, a partir das 15h, será um painel de discussões sobre o novo panorama para o jovem aprendiz em Alagoas, com a participação de integrantes do Poder Judiciário, Superintendência Regional do Trabalho (SRTb), Ministério Público do Trabalho (MPT), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e de jovens aprendizes.
Na mesa um, o tema “O Poder Legislativo e a inspeção do trabalho - parcerias na aprendizagem” será discutido pelos auditores fiscais do Trabalho Leandro Carvalho (SRTb-AL); Taís Arruti (SRTb-BA); Christiane Barros (SRTb-MG) e Gerson Soares (coordenador-geral de Fiscalização do Trabalho-ME).
“O papel do Judiciário e do MP quanto às cotas de aprendizagem” é o assunto da mesa dois, comandada pela juíza Fátima Pirauá (28ª Vara Cível da Infância e Juventude da Capital); pelo juiz do TRT-AL, Alonso Cavalcante; pela promotora de Justiça Marília Lima e pela procuradora do MPT-AL, Virgínia Ferreira.
No terceiro bloco serão abordadas as boas práticas de inclusão e a aprendizagem alagoana, com Fabiana Porto (supervisora do CIEE-AL) e Alessandro Salvatore (superintendente do CIEE-SP). Dessa mesa três também participam o gestor da Santa Casa de Maceió, Sílvio Nascimento; e os jovens aprendizes Thiago Danniel (Sebrae-AL); Sara Pledra (Faculdade Pitágoras); e Ana Lívia (Santa Casa).
Legislação pioneira
Em Alagoas, a nova legislação recentemente sancionada, de autoria da deputada estadual Jó Pereira, pode abrir milhares de vagas para Jovem Aprendiz em todo o estado, dando oportunidade do primeiro emprego a esses aprendizes. São leis em prol do estímulo à aprendizagem inéditas no país.
A Lei 8.269/2020 estabelece que só serão concedidos benefícios fiscais para empresas que cumpram a Cota de Aprendizagem estabelecida em legislação federal; a Lei 8.280/2020 autoriza o Estado a instituir o Programa Jovem Aprendiz de Alagoas e a contratar percentual em relação ao quadro efetivo da ativa; e a Lei 8287/2020 determina a obrigatoriedade do cumprimento da Cota de Aprendizagem como pré-requisito para que empresas participem de processos licitatórios do governo.
Há hoje, em Alagoas, 3.253 jovens aprendizes, o que representa apenas 47,28% do total de vagas que podem ser preenchidas. Graças às novas e pioneiras legislações, pode mais que dobrar o número de jovens aprendizes inseridos no mercado de trabalho.
Veja também
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
