Com cuidados contra o coronavírus, Fórum da Capital recebe população e faz audiências
Sistema de "sala passiva" é utilizado para as audiências; juiz, promotor e advogado participam dos atos por meio de videoconferência
Com a ampliação das possibilidades de atendimento ao público com o início da Etapa Amarela, as varas do Fórum da Capital seguem tomando diversos cuidados para reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus. O Fórum retomou as atividades presenciais na segunda-feira (14), com até 30% dos servidores no prédio ao mesmo tempo.
O acesso ao prédio pelo público, seja para audiências ou outras circunstâncias, só é possível mediante agendamento com as unidades, que informam à segurança do prédio para permitir a entrada da pessoa.
"Hoje atendemos duas pessoas e vamos realizar 3 audiências. Em cada audiência vai ser ouvida apenas uma pessoa. Houve uma redução, a fim de que gere menos aglomeração. Além do distanciamento na sala, cada oitiva é realizada com um intervalo de tempo, que possibilita a higienização da sala entre um depoimento e outro", explicou Arthur Alberto, assessor da 14ª Vara Criminal, referindo-se às atividades desta terça-feira (15).
O sistema de "sala passiva" é utilizado para as audiências, o que significa que a juíza da unidade, promotor, advogado ou defensor, todos participam remotamente por videoconferência, enquanto a pessoa ouvida está na sala sozinho ou com um servidor da Vara.
A Etapa Amarela faz parte do retorno gradual do funcionamento do Poder Judiciário, previsto pela Resolução nº 22 do TJAL, de 1º de junho de 2020. A mudança de etapa foi determinada pelo Ato Normativo Conjunto nº 22 e levou em conta a regressão da situação epidemiológica em Alagoas.
O cidadão que precisar de alguma informação sobre andamento do seu processo no primeiro grau de jurisdição pode entrar em contato pelos telefones e e-mails disponíveis neste link. Se o processo está no segundo grau (Tribunal de Justiça), os contatos são os deste link.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
