TJAL é um dos sete do país que alcançaram 100% de processos eletrônicos nos dois graus de jurisdição
Tramitação eletrônica traz mais segurança e celeridade, aponta desembargador

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) é um dos sete TJs do país que alcançaram 100% de processos eletrônicos nos dois graus de jurisdição. O destaque foi dado no relatório Justiça em Números 2020, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nessa terça-feira (25). Além do Tribunal de Justiça de Alagoas, alcançaram 100% de processos eletrônicos nos dois graus de jurisdição os TJs do Paraná, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre e Sergipe.
Não ingressam mais processos físicos no Judiciário de Alagoas desde outubro de 2014. De acordo com o desembargador Domingos Neto, coordenador do Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAL, a virtualização trouxe mais celeridade e segurança aos processos. Ainda segundo ele, não seria possível aos magistrados e servidores atuarem na pandemia se os processos não tramitassem em meio virtual.
"A virtualização facilita o acesso ao Judiciário e o trabalho remoto. Se o nosso acervo não fosse digitalizado, não haveria a mínima possibilidade de trabalho na pandemia, pois haveria a necessidade de circulação de processos físicos", destacou.
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal, José Baptista, 0,2% dos processos no Judiciário estadual ainda são físicos (em papel), em geral por estarem na fase final de tramitação ou por ainda não constarem como baixados no sistema. "Temos uma fábrica de digitalização, mas, por conta da pandemia, houve suspensão temporária de suas atividades, que já foram devidamente retomadas", explicou. A expectativa é que, até o final deste ano, o TJAL não possua mais nenhum processo físico em tramitação.
Veja também
Últimas notícias

Acidente gravíssimo deixa dois mortos na BR-316, em Pindoba

Prefeitura de Arapiraca realiza doação de mais de 1 mil leites arrecadados durante Bloco Tô Seguro

1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora acontece nesta quinta (24) em Palmeira

Atriz de Ó Paí Ó realiza curso de atuação gratuito em Arapiraca nesta segunda (28)

Micro-ônibus perde freios e atinge poste e veículos na Ladeira dos Martírios, Centro de Maceió

Categoria 35+ Feminina da AMAB conquista bicampeonato no Norte-Nordeste em Natal-RN
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
