Presidente e Corregedor do TJAL enaltecem ascensão de alagoano à Presidência do STJ
Tutmés Airan e Fernando Tourinho falaram sobre o ministro Humberto Martins
O ministro Humberto Martins toma posse como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o biênio 2020/2022, na próxima quinta-feira (27), às 17h. Alagoano com passagem pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) como desembargador, o magistrado é motivo de orgulho e tem a admiração da cúpula do Judiciário local.
Para o presidente do TJAL, Tutmés Airan, o ministro, "pela sua atuação notável no exercício da Corregedoria Nacional de Justiça, provou mais uma vez que faz jus perfeitamente ao cargo que assume daqui a poucos dias". O desembargador ressalta que Humberto Martins "foi extremamente diligente e trabalhador aqui na Justiça alagoana, como corregedor nacional e como ministro".
O desembargador Fernando Tourinho, Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, enalteceu a capacidade de trabalho e integridade do magistrado.
"Fácil é reconhecer o espírito público que norteia a vida profissional do ministro Humberto Martins, notadamente quando esteve à frente da Corregedoria Nacional, onde enfrentou os desafios lançados ao Judiciário brasileiro, nas convulsões da hora presente, com muito equilíbrio e com as armas do trabalho, combatendo o espírito negativo, sem resignação com o atraso. Não tenho dúvidas em afirmar que será um grande presidente do STJ", afirma Tourinho.
Currículo
Humberto Eustáquio Soares Martins nasceu em 7 de outubro de 1956, na cidade de Maceió. É bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em Administração pelo Cesmac.
Foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) em 2002, na vaga destinada aos advogados pelo Quinto Constitucional. Também atuou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) como vice-presidente, corregedor regional eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral (2005/2006).
No STJ, entre outras funções, foi presidente da 2ª Turma (2009/2011), ouvidor (2013/2014), diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (2014), diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (2015/2016) e vice-presidente (2016/2018). Vem atuando como corregedor nacional de Justiça desde agosto de 2018.
Veja também
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
