Índice de atendimento à demanda do TJAL é o maior entre os TJs de pequeno porte
Judiciário de Alagoas baixou mais processos do que os casos que ingressaram, em 2019
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) alcançou, no ano passado, índice de atendimento à demanda de 122,6%, o maior entre os tribunais de pequeno porte. No ranking com todos os TJs, a corte alagoana ficou na oitava colocação. O destaque foi dado no relatório Justiça em Números 2020 (ano-base 2019), divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última semana.
O IAD reflete a capacidade das cortes em dar vazão ao volume de processos que ingressa na Justiça. De acordo com o assessor-chefe da Assessoria de Planejamento e Modernização do Judiciário (APMP), Clóvis Gomes, o TJAL se destacou por conseguir baixar mais processos do que os casos novos que chegaram, em 2019.
"O TJ de Alagoas tem conseguido solucionar mais processos do que o quantitativo de casos novos e, dessa forma, reduzir seu estoque e a taxa de congestionamento", explicou.
Ainda segundo o assessor, manter esse índice elevado é fundamental para a celeridade dos processos. "Você vai tratando do estoque, não deixando que ele tenha um volume muito grande e que haja uma demora excessiva no atendimento às demandas".
Para o presidente do TJAL, Tutmés Airan, o resultado é animador e mostra o comprometimento do Judiciário estadual com a sociedade. "Você julgar mais processos do que os que entram é dar uma resposta à população. Todo mundo se beneficia com isso".
Tutmés Airan disse acreditar que o IAD elevado causa um efeito psicológico positivo no juiz. "Ele olha para a prateleira virtual dele e vê o estoque baixando. Isso anima não só o magistrado, mas também o servidor".
O desembargador destacou ainda a importância do cumprimento das metas estabelecidas pelo CNJ. "A expectativa é que a gente sempre trabalhe focado em atingir metas. Devemos criar a cultura da meta, focar, trabalhar e atingir as metas. Só assim a gente pode fazer com que o Judiciário obtenha reconhecimento".

Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
