Índice de atendimento à demanda do TJAL é o maior entre os TJs de pequeno porte
Judiciário de Alagoas baixou mais processos do que os casos que ingressaram, em 2019
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) alcançou, no ano passado, índice de atendimento à demanda de 122,6%, o maior entre os tribunais de pequeno porte. No ranking com todos os TJs, a corte alagoana ficou na oitava colocação. O destaque foi dado no relatório Justiça em Números 2020 (ano-base 2019), divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última semana.
O IAD reflete a capacidade das cortes em dar vazão ao volume de processos que ingressa na Justiça. De acordo com o assessor-chefe da Assessoria de Planejamento e Modernização do Judiciário (APMP), Clóvis Gomes, o TJAL se destacou por conseguir baixar mais processos do que os casos novos que chegaram, em 2019.
"O TJ de Alagoas tem conseguido solucionar mais processos do que o quantitativo de casos novos e, dessa forma, reduzir seu estoque e a taxa de congestionamento", explicou.
Ainda segundo o assessor, manter esse índice elevado é fundamental para a celeridade dos processos. "Você vai tratando do estoque, não deixando que ele tenha um volume muito grande e que haja uma demora excessiva no atendimento às demandas".
Para o presidente do TJAL, Tutmés Airan, o resultado é animador e mostra o comprometimento do Judiciário estadual com a sociedade. "Você julgar mais processos do que os que entram é dar uma resposta à população. Todo mundo se beneficia com isso".
Tutmés Airan disse acreditar que o IAD elevado causa um efeito psicológico positivo no juiz. "Ele olha para a prateleira virtual dele e vê o estoque baixando. Isso anima não só o magistrado, mas também o servidor".
O desembargador destacou ainda a importância do cumprimento das metas estabelecidas pelo CNJ. "A expectativa é que a gente sempre trabalhe focado em atingir metas. Devemos criar a cultura da meta, focar, trabalhar e atingir as metas. Só assim a gente pode fazer com que o Judiciário obtenha reconhecimento".

Veja também
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
