OAB/AL recebe secretário da Seris para apresentar projeto da Sala de Estado Maior
A Sala de Estado Maior é um pleito antigo da OAB Alagoas e sua construção será uma das primeiras do país
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), Nivaldo Barbosa Jr., recebeu nesta segunda-feira (28), o secretário de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), coronel Marcos Sérgio, onde foi apresentado o projeto de construção da Sala de Estado Maior. A reunião, que contou com a presença de membros da diretoria da seccional alagoana, representantes de comissões e da diretoria da secretaria, também tratou de outras demandas da advocacia.
A Sala de Estado Maior é um pleito antigo da OAB Alagoas e sua construção será uma das primeiras do país. De acordo com o projeto apresentado, o espaço terá 166m², divididos em alas femininas e masculinas, respeitando todos os critérios exigidos na lei. O espaço reservado à prisão cautelar de advogados terá seis alojamentos com capacidade para 16 pessoas. De acordo com o secretário Marcos Sérgio, o processo de licitação deve ser realizado ainda este ano e o início das obras logo em seguida.
Para o presidente, Nivaldo Barbosa Jr., a sala é um pleito antigo da Ordem e uma grande conquista para a advocacia. “O projeto apresentado pelo secretário é importantíssimo para a advocacia e vínhamos dialogando há muito tempo para que fosse implantado aqui em nosso estado. Desde o início o Marcos Sérgio [secretário] foi solícito às nossas pautas e parabenizo a ele, o Governador de Alagoas, Renan Filho, e toda a equipe da Seris pelo empenho em tirar esse projeto do papel”, destacou.
Na oportunidade, também foram listadas para o secretário, algumas demandas relatadas pelos advogados e advogadas, que foram prontamente diligenciadas pelo secretário Marcos Sérgio para que fossem solucionadas o quanto antes. Entre elas, a perspectiva de ajustes no horário de atendimento aos advogados, a viabilidade da instalação de interfones nos parlatórios dos presídios e a padronização de procedimentos operacionais, a exemplo da liberação de presos mediante alvará de soltura, estiveram na pauta do encontro – que também discutiu a possibilidade de acesso, pela direção da OAB, ao Serviço Eletrônico de Informações (SEI), permitindo-a consultar o andamento de processos.
“Parabenizo a direção da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, na pessoa do presidente Nivaldo Barbosa, pelo trabalho de excelência desenvolvido à frente da instituição. Colocamo-nos sempre à disposição da entidade no sentido de garantir as prerrogativas dos advogados no âmbito do sistema prisional. Nesse sentido, saímos da reunião de hoje com o compromisso de criarmos uma comissão, composta por advogados e policiais penais gestores da secretaria, a fim de que possamos atender todas as demandas relativas à advocacia”, disse.
O secretário-geral da OAB, Leonardo de Moraes, fez um balanço positivo da reunião, que também apresentou respostas imediatas às demandas e destacou a união de esforços para melhorar ainda mais o dia a dia o funcionamento do sistema penitenciário.
“Todos os nossos pleitos o secretário prontamente apresentou suas explicações e apontou resoluções. Algumas a curto prazo e outras a longo prazo, mas todas tiveram seus devidos encaminhamentos. Esta reunião serviu para estreitar ainda mais a relação entre as instituições e temos muito trabalho em conjunto para ser feito”, concluiu.
Participaram também da reunião o Diretor de Prerrogativas, Felipe Mendes, a secretária-geral da Diretoria de Prerrogativas, Juliana Modesto, o vice-presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção e Improbidade Administrativa, Ricardo Moraes, os membros da Comissão de Relações Penitenciárias, Monike de Souza e Lucas Albuquerque, e o novo presidente da Acrimal, Diego Bugarin.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
