OAB/AL recebe secretário da Seris para apresentar projeto da Sala de Estado Maior
A Sala de Estado Maior é um pleito antigo da OAB Alagoas e sua construção será uma das primeiras do país

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), Nivaldo Barbosa Jr., recebeu nesta segunda-feira (28), o secretário de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), coronel Marcos Sérgio, onde foi apresentado o projeto de construção da Sala de Estado Maior. A reunião, que contou com a presença de membros da diretoria da seccional alagoana, representantes de comissões e da diretoria da secretaria, também tratou de outras demandas da advocacia.
A Sala de Estado Maior é um pleito antigo da OAB Alagoas e sua construção será uma das primeiras do país. De acordo com o projeto apresentado, o espaço terá 166m², divididos em alas femininas e masculinas, respeitando todos os critérios exigidos na lei. O espaço reservado à prisão cautelar de advogados terá seis alojamentos com capacidade para 16 pessoas. De acordo com o secretário Marcos Sérgio, o processo de licitação deve ser realizado ainda este ano e o início das obras logo em seguida.
Para o presidente, Nivaldo Barbosa Jr., a sala é um pleito antigo da Ordem e uma grande conquista para a advocacia. “O projeto apresentado pelo secretário é importantíssimo para a advocacia e vínhamos dialogando há muito tempo para que fosse implantado aqui em nosso estado. Desde o início o Marcos Sérgio [secretário] foi solícito às nossas pautas e parabenizo a ele, o Governador de Alagoas, Renan Filho, e toda a equipe da Seris pelo empenho em tirar esse projeto do papel”, destacou.
Na oportunidade, também foram listadas para o secretário, algumas demandas relatadas pelos advogados e advogadas, que foram prontamente diligenciadas pelo secretário Marcos Sérgio para que fossem solucionadas o quanto antes. Entre elas, a perspectiva de ajustes no horário de atendimento aos advogados, a viabilidade da instalação de interfones nos parlatórios dos presídios e a padronização de procedimentos operacionais, a exemplo da liberação de presos mediante alvará de soltura, estiveram na pauta do encontro – que também discutiu a possibilidade de acesso, pela direção da OAB, ao Serviço Eletrônico de Informações (SEI), permitindo-a consultar o andamento de processos.
“Parabenizo a direção da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, na pessoa do presidente Nivaldo Barbosa, pelo trabalho de excelência desenvolvido à frente da instituição. Colocamo-nos sempre à disposição da entidade no sentido de garantir as prerrogativas dos advogados no âmbito do sistema prisional. Nesse sentido, saímos da reunião de hoje com o compromisso de criarmos uma comissão, composta por advogados e policiais penais gestores da secretaria, a fim de que possamos atender todas as demandas relativas à advocacia”, disse.
O secretário-geral da OAB, Leonardo de Moraes, fez um balanço positivo da reunião, que também apresentou respostas imediatas às demandas e destacou a união de esforços para melhorar ainda mais o dia a dia o funcionamento do sistema penitenciário.
“Todos os nossos pleitos o secretário prontamente apresentou suas explicações e apontou resoluções. Algumas a curto prazo e outras a longo prazo, mas todas tiveram seus devidos encaminhamentos. Esta reunião serviu para estreitar ainda mais a relação entre as instituições e temos muito trabalho em conjunto para ser feito”, concluiu.
Participaram também da reunião o Diretor de Prerrogativas, Felipe Mendes, a secretária-geral da Diretoria de Prerrogativas, Juliana Modesto, o vice-presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção e Improbidade Administrativa, Ricardo Moraes, os membros da Comissão de Relações Penitenciárias, Monike de Souza e Lucas Albuquerque, e o novo presidente da Acrimal, Diego Bugarin.
Veja também
Últimas notícias

Após mais de 20 anos, Mister Caldo encerra atividades em Arapiraca

Prefeitura de Feira Grande realiza tradicional entrega do peixe da Semana Santa

Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões

Deputado Alexandre Ayres cobra penas mais duras e critica uso político do caso Ana Beatriz: “Não é hora de oportunismo”

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência, em Penedo

Produtos artesanais ganham novo espaço de exposição e vendas em shopping de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
