Fapeal comemora 30 anos com lançamento R$ 2 mi para inovação em empresas
A 2ª edição do Tecnova em Alagoas contemplará empresas inovadoras com auxílios de 100 a 200 mil reais
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) lançou, nessa quarta-feira (30), a segunda edição do edital Tecnova Alagoas. O programa é uma iniciativa federal orçada em R$2 milhões, destinados à promoção de produtos ou processos inovadores em microempresas e empresas de pequeno porte, com o objetivo de impulsionar o setor empreendedor alagoano.
Esta cooperação é fruto de uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti), o Instituto Euvaldo Lodi (lEL/AL) e a Federação da Indústria do Estado de Alagoas (FIEA).
O estado alcança a segunda edição do edital dando sequência à execução de atividades inovadoras e incrementando a competitividade de empresas. O intuito do programa é apoiar o desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais, através da implementação de recursos voltados à inovação, em Alagoas.
O lançamento deste edital integra as programações alusivas aos 30 anos da Fapeal, realizadas entre os dias 29 e 30 de setembro.
O evento
Na solenidade virtual, o evento reuniu gestores da Fapeal e dos órgãos parceiros, sendo transmitido na plataforma do YouTube para o grande público. O primeiro a iniciar as falas e celebrar a ação foi o superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, que pontuou a importância da chamada no fomento a cases de sucesso, como é o caso das empresas Hand Talk, Apícola Fernão Velho e Parisotto, todas contempladas na primeira edição do programa.
Quem também endossou o tema de apoio e consolidação do ecossitema inovador foi o diretor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos de Oliveira Pinto: “Nós temos um portfólio de programas que apoiam a inovação empreendedora, mas o auxílio que fornecemos não é apenas financeiro, nós introduzimos o conhecimento e as ligações com os atores deste nicho. Criamos assim condições deles se estabelecerem num ecossistema de impacto, moderno e sustentável”, citou o diretor.
Para o diretor-presidente interino da Fapeal, Georgenei Neri, os feitos são resultado de um esforço coletivo bem sucedido pelo corpo de trabalho do órgão. Ele frisou duas grandes conquistas para a instituição: o empenho na formação de capital humano e os estímulos concedidos à estruturação de empresas locais.
Na sequência a assessora científica de projetos especiais e inovação da Fapeal, Juliana Khalili, apresentou informações direcionadas à chamada e seus proponentes: podem participar do edital empresas com sede em Alagoas dispondo de receita bruta igual ou inferior a 16 milhões de reais. Cada organização pode inscrever somente uma única proposta no programa, que caso aprovada, receberá um apoio entre 100 a 200 mil reais. Ressalta-se que, estes recursos são de subvenção econômica, ou seja, não são reembolsáveis.
“Nesta edição conseguimos contemplar empresas de maior porte, ampliamos a gama de atuação destas corporações. Os inscritos só devem estar atentos aos critérios de elegibilidade, todos estão descritos no edital”, explicou Juliana Khalili.
Dando continuidade aos discursos, o diretor científico e tecnológico da Finep, Marcelo Bortolini, destacou similarmente o êxito alagoano em editais inovadores: “Alagoas tem se mostrado um estado inovador, está perfeitamente alinhado com os procedimentos do Ministério, só o último programa de inovação lançado pela instituição, o Centelha, contou com mais de 1200 inscrições”, frisou o diretor.
Consoante com os posicionamentos, o secretário de ciência, tecnologia e inovação, Rodrigo Rossiter, afirmou que o Tecnova simboliza um grande incentivo neste momento para as empresas que passam por crises, até mesmo se direcionando à falência. Ele cita que os recursos “auxiliam a dar um fôlego a estes estabelecimentos, garantindo mais tempo de sobrevida na esfera produtiva”. O secretário parabenizou a Fundação pela sua trajetória e lembrou ao público ouvinte que, as inscrições já se encontram abertas a partir desta quarta, 30/09, e seguem até o dia 13 de novembro.
Finalizando o momento solene, o atual secretário de Estado da Educação de Alagoas, Fábio Guedes, chega à conclusão desta semana festiva de eventos e investimentos à CT&I, celebrando o protagonismo da Fapeal nestes 30 anos de atuação. O antigo diretor-presidente da Fundação pontuou toda a programação dos três dias festivos que garantiram recursos importantes para a saúde pública e ao setor empreendedor .
Dentre os agradecimentos feitos aos órgãos parceiros, o secretário ressaltou que o estreitamento destes laços possibilitou o alargamento de recursos e programas bem sucedidos, sendo estes operacionalizados com uma maior frequência em Alagoas.
“Hoje podemos concluir que através destas cooperações, a Fapeal ganhou importância estratégica dentro do ecossistema de CT&I. A Fundação passa a ser reconhecida e prestigiada pela condução de suas iniciativas”, concluiu o economista.
Para os interessados em apresentar propostas ou consultar o edital, basta acessar o link da chamada, atentando que as inscrições devem ser submetidas na plataforma SparkX da Fapeal. As áreas selecionadas para submissão são: TIC, Petróleo e Gás, Energias Alternativas, Cadeia da Construção, Agronegócio, Química e Plástico e Outros.
Últimas notícias
Pequenos negócios podem renegociar dívidas com a União até esta sexta
Prazo de Habilitação do Prêmio Carnaval 2026 termina nesta sexta (30)
Receita Federal paga lote da malha fina de janeiro
Areninha da Prefeitura de Maceió recebe decisões da final da Copa Solidária nesta sexta-feira (30)
Caixa conclui pagamento da parcela de janeiro do Bolsa Família
Presidente Lula passa por cirurgia de catarata no olho esquerdo hoje em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
