Em meio à pandemia, sessões do Tribunal do Júri serão retomadas em Alagoas
Resolução publicada nesta sexta (02) regulamenta a realização dos julgamentos
As sessões do Tribunal do Júri, que estavam suspensas desde o mês de março, por conta da pandemia, serão retomadas em Alagoas. O Tribunal de Justiça (TJAL) e a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) publicaram, nesta sexta (02), resolução que regulamenta a realização dos júris durante a etapa amarela de retorno gradual das atividades no Judiciário.
De acordo com a resolução, a prioridade nessa fase é o julgamento de processos com réus presos. Para o juiz, jurados e representantes do Ministério Público e da defesa dos acusados é exigida a presença física na sessão.
Os réus, se estiverem soltos, poderão optar entre comparecerem presencialmente ou serem julgados por videoconferência. Já os que estão presos deverão comparecer presencialmente, salvo se a defesa e a acusação se manifestarem acerca da inexistência de prejuízo no comparecimento virtual.
Vítimas e testemunhas também poderão ser ouvidas por videoconferência caso haja concordância das partes ou caso integrem grupo de risco de contágio pela Covid-19.
Ainda segundo a resolução, o juiz poderá convocar os jurados para uma reunião virtual prévia, ocasião em que analisará os pedidos de dispensa e dará explicações sobre o procedimento do júri. No dia da sessão, deverão ser adotadas medidas de proteção dos participantes, como uso de máscaras, utilização de álcool em gel, preservação do distanciamento mínimo e higienização dos materiais utilizados.
Nesse plano de retomada, fica proibido o ingresso no plenário de pessoas não essenciais ao ato, como o público em geral. Caso haja dificuldade de ordem técnica que impeça a realização do júri, não sendo possível a solução do problema, o julgamento poderá ser adiado, a critério do magistrado.
A resolução, assinada pelo presidente Tutmés Airan e pelo corregedor Fernando Tourinho, será submetida ao Pleno do TJAL.
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
