Detran alerta para cuidados com as crianças e reforça operação Lei Seca
Autarquia promove campanha educativa digital durante a semana do Dia da Criança

Com o feriado de Nossa Senhora Aparecida nesta segunda-feira (12), quando também se comemora o Dia da Criança, muitos pais ou responsáveis vão pegar a estrada com os pequenos. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas faz um alerta para que os cuidados no trânsito sejam respeitados, especialmente quando há o transporte de crianças no veículo.
De acordo com as leis de trânsito brasileiras, as crianças devem usar os dispositivos de retenção veicular - bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação -, do nascimento até os dez anos de idade, quando poderão ser transportadas no banco da frente dos veículos.
É necessário que o responsável verifique se o dispositivo utilizado é apropriado à idade, ao peso e à altura da criança e que se adapte adequadamente ao veículo no qual for usado. Além disso, os equipamentos devem possuir o selo do Inmetro. Quando instalados, de acordo com os critérios corretos, esses dispositivos reduzem em até 71% o risco de morte em um acidente.
Os cuidados de rotina também devem ser tomados, logo é importante que o condutor verifique o estado de conservação dos itens básicos de segurança do veículo, como as condições e calibragem correta dos pneus, do cinto de segurança e do sistema de freios e iluminação.
Últimas notícias

Ladeira do Calmon vira símbolo da destruição causada pela Braskem em Maceió

Prefeitura leva serviços do CadÚnico e CRAS ao bairro Verdes Campos com o ‘Desenvolve Arapiraca’

Dia do Trabalhador: Sindilojas realiza tradicional caravana ao Sesc Guaxuma

Bombeiros controlam princípio de incêndio em oficina mecânica no bairro Cidade Universitária
![[Vídeo] Terremoto de magnitude 5,9 atinge Argentina; imprensa local relata fumaça no chão](https://img.7segundos.com.br/TfyNko0amHHyuLYGEjbSJc641jQ=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-05-01-134550.avif)
[Vídeo] Terremoto de magnitude 5,9 atinge Argentina; imprensa local relata fumaça no chão

Moraes concede prisão domiciliar a Collor; ex-presidente usará tornozeleira eletrônica
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
