Caixa de gordura: Casal e Sedet orientam sobre instalação e uso do equipamento
Cartilha orienta condomínios e donos de estabelecimentos que preparam alimentos

O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, e a secretária Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Rosa Tenório, lançaram a cartilha “Guia Prático: Caixa de Gordura”, instrumento que pretende orientar donos de bares, restaurantes e lanchonetes, além de condomínios, a respeito da instalação e uso correto desse equipamento.
A cartilha foi elaborada com base na Lei Municipal nº 6.961, de 19 de dezembro de 2019, e traz as especificações técnicas necessárias para instalação e limpeza da caixa de gordura, com material ilustrado para facilitar a compreensão.
“Esse material será entregue em condomínios, bares, restaurantes, hotéis e suas entidades representativas, pois cabe aos empreendedores a instalação e cuidado dessas estruturas para evitar que óleos e graxas sejam lançados diretamente na rede coletora de esgoto. Para isso contamos com a parceria da Sedet, que é o órgão fiscalizador”, salientou Clécio Falcão.
“Faremos uma agenda de visitas a esses locais e principalmente a entidades como ABIH, Abrasel, Ademi e Sinduscon, que são instituições parceiras nessa atividade de conscientização”, acrescentou a secretária Rosa Tenório.
O encontro para lançamento da cartilha ocorreu na sede da Casal, em Maceió, nesta segunda-feira (19), e contou também com as presenças dos vice-presidentes de Gestão Operacional, engenheiro Humberto Carvalho, e de Gestão Corporativa, Victor Vigolvino, da superintendente de Meio Ambiente e Qualidade do Produto, Valeska Cavalcante, da gerente Econômica para Novos Negócios, Wilma Santos, todos da Casal, e do assessor da Sedet, Leonardo Novaes.
A caixa de gordura é um dispositivo destinado a reter, em sua câmara superior, partículas de gorduras, graxas e óleos provenientes do ramal interno da edificação. Sua instalação é obrigatória e visa garantir o bom funcionamento das redes de esgoto. Ela deve receber efluente somente de pias de cozinha e outras fontes internas do imóvel decorrentes do tratamento ou processamento de alimentos.
Ela deve ser instalada em todas as edificações, com atenção especial para as não residenciais onde se dê o preparo de alimentos, tais como: bares, restaurantes, padarias, confeitarias, hotéis, escolas, creches, abrigos, boates, danceterias, hospitais e unidades de saúde, quartéis, presídios, clubes esportivos e recreativos, indústrias alimentícias, açougues e avícolas, entre outros.
A versão online da cartilha, em formato PDF, está disponível no site da Casal (www.casal.al.gov.br), no site da Sedet (www.sedet.maceio.al.gov.br) e da Prefeitura de Maceió (www.maceio.al.gov.br/sedet).
Últimas notícias

Vídeo mostra homem se masturbando dentro de van em Arapiraca

Operação contra furto de cabos resulta em seis prisões em cinco municípios de Alagoas

Hospital de Emergência do Agreste promove ação de prevenção ao câncer de mama

Gominho é internado em hospital e desabafa: "Não faz sentido"

PRF prende homem com mandado de prisão por homicídio, em Palmeira dos Índios

Moraes autoriza Bolsonaro a comemorar aniversário da filha em casa
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
