Política

Teca Nelma é a vereadora mais jovem eleita para a Câmara de Maceió

Teca Nelma afirma que esperava um maior número de mulheres eleitas nessa legislatura

Por Assessoria 16/11/2020 16h04
Teca Nelma é a vereadora mais jovem eleita para a Câmara de Maceió
Teca Nelma será a vereadora mais jovem da nova legislação - Foto: Assessoria

Após um longo processo de apuração, finalizado apenas na manhã desta segunda-feira, Teca Nelma, 21 anos, foi eleita a mais nova vereadora de Maceió. Teca já traz a força e garra da juventude, aliada a uma história de defesa dos direitos dos excluídos e das minorias, como as pessoas com deficiência, idosos, mulheres, negros, LGBTs e a causa animal. 

Teca Nelma, formanda em Relações Internacionais, é filha da deputada federal Tereza Nelma e do jornalista e escritor Renato Soares. Teca foi a 17ª mais votada. Ela diz se orgulhar muito do trabalho filantrópica da mãe, e pertence desenvolver políticas humanitárias.

“A renovação de mais da metade da Câmara Municipal de Maceió mostra o quanto a sociedade quer renovação e mudança. Me orgulho de ter feito uma campanha limpa, descontraída e responsável. Na Câmara vou fazer um mandato participativo, em cooperação com as organizações da sociedade civil, fiscalizar com rigor o uso de recursos públicos, além de apresentar propostas construtivas. Acredito que podemos ter uma Maceió melhor e menos desigual”.

O orçamento deve prever recursos para creches, politicas de proteção das crianças e juventude, principalmente nos segmentos os pobres e vulneráveis. Nossa juventude precisa de oportunidades para se desenvolver, respeito aos direitos da pessoa humana expressos na Constituição do Brasil e na nossa Lei Orgânica. Ela quer construir propostas concretas que garantam um presente de paz e um futuro de realizações, diz Teca.

Teca Nelma afirma que esperava um maior número de mulheres eleitas nessa legislatura, o que não aconteceu. Em parte, por políticas machistas e de direções masculinas de partidos que se recusaram a repassar os recursos previstos na lei para as mulheres, negros e pardos.

“Me entristece ver que o número de cadeiras ocupadas por mulheres diminuiu. Entre as 25 vagas na Câmara seremos apenas 4. O aumento da representatividade das mulheres nos espaços de poder é uma das minhas lutas e, agora, precisamos trabalhar pra valer a confiança que nos foi depositada”, disse Teca Nelma.

Os vereadores e vereadoras eleitos assumem as cadeiras em Janeiro de 2021. Mas Teca já tem projetos prontos para apresentar. “Assinei várias cartas de compromisso durante a campanha, com as pessoas com deficiência, mulheres, pessoas idosas, os animais, dentre outras. Pretendo honrar todas elas e, junto com o povo, manter um mandato pelo bem”, completou.