HU no Novembro Roxo faz alerta sobre aumento de partos prematuros
Ações acontecem até dia 27 deste mês e buscam sensibilizar e capacitar profissionais
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), gerenciado pela rede Ebserh, promove, até 27 de novembro, ações do Novembro Roxo. A campanha é um alerta internacional para o número crescente de partos prematuros, para sensibilização em relação à necessidade de estudos e medidas preventivas, de intervenção e de acompanhamento para esses bebês.
Para marcar o mês, neste ano, os colaboradores do HU estão sendo qualificados sobre assuntos referentes à alimentação de bebês que nascem antes da 37ª semana de gestação, segurança do paciente no âmbito neonatal, além de realizarem cursos sobre aspectos da prematuridade. “O bebê prematuro possui vulnerabilidades no desenvolvimento e necessita de intervenções precoces, consultas oftalmológicas e, se prematuro extremo (abaixo de 29 semanas de idade gestacional), precisa de vacinas especiais, entre outros cuidados”, disse Ana Maria Cavalcante, médica responsável pela Unidade Canguru do HU.
As temáticas da iniciativa estão sendo voltadas para os profissionais da maternidade, alojamento conjunto, pediatria e unidade neonatal do Hospital Universitário. Na programação, há abordagens sobre a Qualineo, do Ministério da Saúde —estratégia que visa reduzir a mortalidade neonatal e melhorar o atendimento ao recém-nascido— e também assuntos referentes ao aleitamento materno e informações acerca das medidas de segurança para o prematuro.
Nesta terça-feira (17), data em que se comemora o Dia Mundial da Prematuridade, haverá o webinário Prematuridade em Pauta, à 9h. O evento discutirá os cuidados do cérebro dos bebês, leite materno, início da alimentação oral, dentre outros. A transmissão do evento ocorrerá ao vivo do Palácio República dos Palmares, pelo canal Criança Alagoana no Youtube. Não há necessidade de inscrição. O participante receberá certificado, caso preencha o formulário de presença, que será emitido após a exibição do seminário on-line.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
