HU no Novembro Roxo faz alerta sobre aumento de partos prematuros
Ações acontecem até dia 27 deste mês e buscam sensibilizar e capacitar profissionais
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), gerenciado pela rede Ebserh, promove, até 27 de novembro, ações do Novembro Roxo. A campanha é um alerta internacional para o número crescente de partos prematuros, para sensibilização em relação à necessidade de estudos e medidas preventivas, de intervenção e de acompanhamento para esses bebês.
Para marcar o mês, neste ano, os colaboradores do HU estão sendo qualificados sobre assuntos referentes à alimentação de bebês que nascem antes da 37ª semana de gestação, segurança do paciente no âmbito neonatal, além de realizarem cursos sobre aspectos da prematuridade. “O bebê prematuro possui vulnerabilidades no desenvolvimento e necessita de intervenções precoces, consultas oftalmológicas e, se prematuro extremo (abaixo de 29 semanas de idade gestacional), precisa de vacinas especiais, entre outros cuidados”, disse Ana Maria Cavalcante, médica responsável pela Unidade Canguru do HU.
As temáticas da iniciativa estão sendo voltadas para os profissionais da maternidade, alojamento conjunto, pediatria e unidade neonatal do Hospital Universitário. Na programação, há abordagens sobre a Qualineo, do Ministério da Saúde —estratégia que visa reduzir a mortalidade neonatal e melhorar o atendimento ao recém-nascido— e também assuntos referentes ao aleitamento materno e informações acerca das medidas de segurança para o prematuro.
Nesta terça-feira (17), data em que se comemora o Dia Mundial da Prematuridade, haverá o webinário Prematuridade em Pauta, à 9h. O evento discutirá os cuidados do cérebro dos bebês, leite materno, início da alimentação oral, dentre outros. A transmissão do evento ocorrerá ao vivo do Palácio República dos Palmares, pelo canal Criança Alagoana no Youtube. Não há necessidade de inscrição. O participante receberá certificado, caso preencha o formulário de presença, que será emitido após a exibição do seminário on-line.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
