Como escalar seu negócio com códigos de barras; Confira
Os benefícios se estendem a toda cadeia de suprimentos, passando por distribuidores, atacadistas, transportadores e varejistas
Será que é possível escalar seu negócio com códigos de barras? A resposta é sim, é possível. O quanto depende de qual é o seu negócio. Empresas do ramo industrial conhecem detalhadamente os benefícios que podem ser obtidos com essa tecnologia.
Aliás, os benefícios se estendem a toda cadeia de suprimentos, passando por distribuidores, atacadistas, transportadores e varejistas.
É evidente, no entanto, que não estamos falando de uma tecnologia estanque e autossuficiente. Aliás, nenhuma tecnologia pode ser percebida como finalidade ou solução completa. Tudo depende da identificação do modelo e das necessidades do negócio, como:
- aumento de produtividade;
- eliminação do desperdício;
- controle do giro do estoque;
- rastreabilidade dos produtos;
- geração de valor para parceiros estratégicos e consumidores;
- etc.
Código de barras e PDV
A forma mais comum que o consumidor conhece de utilização do código de barras é o supermercado. Afinal de contas, por lei, esses estabelecimentos são obrigados a disponibilizar leitores para que os clientes possam identificar os preços dos produtos.
Há uma demanda pelos QR code, que são aquelas barras quadradinhas, capazes de armazenar uma quantidade maior de dados. Com essa tecnologia mais aperfeiçoada, será possível para o cliente consultar um número maior de informações, como o prazo de validade do produto.
Como qualquer celular, hoje em dia, pode ter leitor de QR code, o cliente pode, rapidamente, obter informações legíveis, o que nem sempre acontece com os rótulos dos produtos, o que confere transparência à relação comercial entre supermercados e consumidores.
O mesmo pode ocorrer no ponto de venda de qualquer empresa, seja ela vendedora de artigos de moda e estilo, eletroeletrônicos ou qualquer outro tipo de produto.
Pode não parecer, mas transparência gera confiança, que gera retenção, fidelização e, consequentemente, escala.
Voltando, no entanto, aos supermercados, o consumidor acostumou-se a ver os caixas capturando os dados dos produtos por meio do leitor de código QR. Com isso, o risco de erro humano é bastante reduzido.
Em consequência, o atendimento é mais humano, o cliente fica menos tempo na fila, o que também gera fidelização e, consequentemente, ajuda a escalar as vendas.
Numa linha um pouco diferente, mas ainda no âmbito do varejo, a tecnologia QR code tem um serviço importante a prestar para o varejo eletrônico.
Com ele, o cliente, após comprar com boleto bancário, à vista, pode efetuar o pagamento imediatamente por meio do leitor de código do app do seu banco digital. Com isso, as empresas de e-commerce reduzem o risco de perder vendas em decorrência das dificuldades que o cliente tinha de pagar os boletos.
Agilidade gera escala
Seria um equívoco atribuir, como já foi dito, todo o mérito pelo ganho em simplicidade e agilidade no processo inerente à cadeia de abastecimento à tecnologia de leitura de códigos. É preciso, evidentemente, que essa tecnologia esteja ligada a outras tecnologias complementares.
A leitura pelo código de barras substitui, na prática, o trabalho de digitação. Com isso, os benefícios reais e diretos advindos dessa tecnologia são:
- redução de erro humano;
- economia de tempo;
- agilidade dos processos;
- redução de custos.
Todos esses benefícios são decorrentes da simples mudança na captura de informações de um ambiente para outro. Assim como acontece essa captura do varejo físico para o sistema de frente de caixa e desse, consequentemente, para o sistema de gestão, é possível reproduzir as informações contidas nos códigos entre mídias diversas.
Nada disso funcionaria, portanto, se não houvesse outras tecnologias interagindo com os leitores de códigos de barras.
É por isso que enfatizamos que o tamanho dos benefícios depende da natureza do negócio. Já vimos como o varejo se beneficia diretamente, gerando escala em vendas. Vamos falar de toda a cadeia de suprimento industrial.
Cadeia de suprimento industrial
Só para que você possa ter uma ideia do que significa essa rede de tecnologia para a cadeia de suprimento industrial, imagine vários lotes de mercadorias embarcados em um pequeno container.
Esse container é carregado no ponto de origem, que é o pátio industrial, e transportado até o distribuidor. Chegando ao distribuidor, como é que o mesmo fará a conferência da entrega para saber se está de acordo com o pedido?
Você é capaz de imaginar a trabalheira que isso daria sem o código de barras, demandando recursos humanos, tempo, risco de erros e retrabalho?
Com uma boa coordenação entre os players envolvidos nesse processo, podemos até pensar em um code para o container, cuja leitura fosse suficiente para a conferência dos lotes nele contidos.
Tudo começa na codificação das mercadorias feita pelo fabricante. Uma vez embaladas em lotes, é possível codificá-los. No exemplo mais ousado, seria possível identificar todo o conteúdo carregado por meio da leitura do QR code do container.
Esse procedimento é capaz de organizar toda a cadeia de suprimentos do produto, pois permite à fábrica e ao distribuidor rastrearem a mercadoria, assim como o processo de entrada e baixa de itens no estoque dessas empresas geraria informações automáticas para os gestores que tomam decisões com base no giro do estoque.
Havendo a integração entre as tecnologias, quando a mercadoria sai do distribuidor, basta que ele faça a captura dos códigos para que a baixa seja automática no sistema. Caso o sistema dos distribuidores esteja integrado com o do fabricante, isso permitirá ao último rastrear a mercadoria e ter maior controle sobre o ciclo devida dela na cadeia de valor, o que propiciaria ao mesmo trabalhar com dados mais precisos sobre previsão de vendas.
Com isso, efetivamente, tomar-se-iam decisões gerenciais mais qualificadas, com redução de desperdício, melhora do giro de estoque e uma política de abastecimento mais eficaz, evitando a perda de venda e clientes por falta de mercadoria.
Concluindo
Procuramos fazer uma abordagem genérica, mas com alguns exemplos práticos, que sirva para que você consiga perceber a capilaridade dos benefícios, por que eles são gerados e como eles acontecem.
Da mesma forma que procuramos fazer uma abordagem honesta. Um código de barras e um leitor, sem atender a uma estratégia de negócios, são apenas um código de barras e um leitor.
Dentro de um contexto de automação e integração tecnológica são, como acreditamos ter mostrado, aliados poderosos para escalar vendas, seja conferindo agilidade à cadeia de abastecimento, seja eliminando custos, melhorando o atendimento no ponto de venda, entregando políticas de transparência perante o consumidor ou fidelizando clientes no PDV.