Governo abre novos leitos no Hospital da Mulher para reforçar enfrentamento à Covid
A partir desta sexta-feira (15), unidade passará de 109 para 138 leitos exclusivos para tratar casos da Covid-19, sendo 54 clínicos e 84 de UTI
O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, visitaram, na tarde desta quinta-feira (14), o Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), em Maceió, que receberá 29 novos leitos para tratar casos da Covid-19, diante do aumento do número de casos da doença provocada pelo novo coronavírus em Alagoas. Os novos leitos – 25 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e quatro clínicos – já entram em funcionamento nesta sexta-feira (15).
Com isso, o Hospital da Mulher passará de 109 para 138 leitos voltados exclusivamente a casos da Covid-19, sendo 54 clínicos e 84 de UTI. Isso representa um aumento de 26,6% na capacidade de internação. “Por um lado, estamos aumentando leitos de UTI e clínicos para tratar pacientes com a Covid-19, mas, por outro, é fundamental pedir ao cidadão que colabore. O número de casos e de pessoas que precisam se internar tem aumentado, por isso voltamos a ampliar leitos”, observou Renan Filho, que inspecionou os novos leitos junto ao secretário de Saúde do Estado.
O HM possui, ainda, dez leitos de UTI pediátrica, cuja quantidade não foi alterada. “Somente aqui no Hospital da Mulher temos mais leitos de UTI do que em toda a rede privada de Alagoas para Covid. Essa ampliação requer um aumento na contratação de profissionais, na utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), de insumos, então a população precisa colaborar, porque temos um limite e não podemos estressar esse limite; temos uma capacidade de ampliação, mas não podemos correr o risco de que ela se esgote”, ponderou Alexandre Ayres.
Com 73 leitos ocupados dos 109 atuais disponíveis, o hospital tem hoje uma taxa de ocupação geral de 66.9%. Essa média deve cair com a disponibilização das novas vagas. “Nós temos um plano de contingência e esse plano é elaborado com um teto de ocupação. Então, sempre que nós chegamos a 50% ou passamos um pouco dessa ocupação de leitos gerais, a nossa equipe planeja e faz essa ampliação”, explicou Ayres.
Até a tarde desta quinta-feira (14), a ocupação geral de leitos exclusivos para Covid-19 em Alagoas estava em 45%; já a taxa de ocupação de leitos de UTI atingiu 57%.
Decretos
O governador Renan Filho informou que, por enquanto, não há previsão para a publicação de novos decretos, mas ressaltou que segue monitorando os números da Covid-19 em Alagoas e avaliando o quadro. Ele revelou, entretanto, que o Estado já possui um plano de ampliação de leitos preparado, caso seja necessário.
“Nós já chegamos a ter 330 leitos de UTI e estamos hoje com 220; temos mais de 700 leitos exclusivos para Covid em Alagoas, entre leitos de UTI e clínicos, mas já tivemos 1.300 no passado. Não queremos ampliar leitos, queremos controlar a pandemia novamente por meio da prevenção, por isso a participação do cidadão é fundamental”, apelou Renan Filho.
Veja também
Últimas notícias
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Colisão entre carro e moto deixa jovem de 22 anos ferido em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
