Jornalistas são condenadas a 2 anos de prisão em Belarus por filmar protestos
Profissionais cobriram a violenta repressão a manifestantes contra o ditador Lukashenko
Duas jornalistas foram condenadas nesta quinta-feira (18) a dois anos de prisão pela cobertura dos protestos de 2020 contra o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, informou o canal Belsat.
Daria Shultsova e Katerina Bakhvalova, ambas bielorrussas e correspondentes do Belsat, canal de televisão da oposição com sede na Polônia, foram detidas em 15 de novembro em um apartamento a partir do qual haviam filmado a violenta dispersão de uma manifestação em homenagem ao ativista Roman Bodarenko, assassinado poucos dias antes.
"Eu mostrei os fatos no ar e me colocaram na prisão por isso, inventando acusações", disse Bakhvalova na quarta-feira à noite, em sua última intervenção antes da deliberação do tribunal.
As duas jornalistas, de 23 e 27 anos, se declararam inocentes e se consideram vítimas da repressão que atingiu o movimento de protesto organizado após a polêmica reeleição do presidente Alexander Lukashenko em agosto de 2020.
A votação foi marcada por acusações de fraude, e milhares de pessoas tomaram as ruas da capital Minsk e de outras cidades exigindo mudança no regime. Houve violência, repressão e prisões.
Reações contra a prisão de jornalistas
A Associação Bielorrussa de Jornalistas disse que a condenação representa um "banimento da profissão". Há outros profissionais presos em Belarus pela cobertura contra Lukashenko.
"Consideramos a pena motivada por política e que tem como objetivo amedrontar todos os jornalistas e evitar que eles cumpram com seu dever profissional de cobrir fatos socialmente importantes no país", afirmou a associação, em nota.
A Embaixada dos EUA em Belarus também criticou a condenação das jornalistas. Em comunicado, a representação americana pediu a soltura das profissionais e pediu que o governo bielorrusso pare de processar jornalistas.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
