Jornalistas são condenadas a 2 anos de prisão em Belarus por filmar protestos
Profissionais cobriram a violenta repressão a manifestantes contra o ditador Lukashenko

Duas jornalistas foram condenadas nesta quinta-feira (18) a dois anos de prisão pela cobertura dos protestos de 2020 contra o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, informou o canal Belsat.
Daria Shultsova e Katerina Bakhvalova, ambas bielorrussas e correspondentes do Belsat, canal de televisão da oposição com sede na Polônia, foram detidas em 15 de novembro em um apartamento a partir do qual haviam filmado a violenta dispersão de uma manifestação em homenagem ao ativista Roman Bodarenko, assassinado poucos dias antes.
"Eu mostrei os fatos no ar e me colocaram na prisão por isso, inventando acusações", disse Bakhvalova na quarta-feira à noite, em sua última intervenção antes da deliberação do tribunal.
As duas jornalistas, de 23 e 27 anos, se declararam inocentes e se consideram vítimas da repressão que atingiu o movimento de protesto organizado após a polêmica reeleição do presidente Alexander Lukashenko em agosto de 2020.
A votação foi marcada por acusações de fraude, e milhares de pessoas tomaram as ruas da capital Minsk e de outras cidades exigindo mudança no regime. Houve violência, repressão e prisões.
Reações contra a prisão de jornalistas
A Associação Bielorrussa de Jornalistas disse que a condenação representa um "banimento da profissão". Há outros profissionais presos em Belarus pela cobertura contra Lukashenko.
"Consideramos a pena motivada por política e que tem como objetivo amedrontar todos os jornalistas e evitar que eles cumpram com seu dever profissional de cobrir fatos socialmente importantes no país", afirmou a associação, em nota.
A Embaixada dos EUA em Belarus também criticou a condenação das jornalistas. Em comunicado, a representação americana pediu a soltura das profissionais e pediu que o governo bielorrusso pare de processar jornalistas.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
