Deputados estaduais discutem se devem homenagear Partido Comunista do Brasil
Debate ocorreu durante sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira
Foi pauta na sessão da Assembleia Legislativa Estadual (ALE) de Alagoas, desta terça-feira (13), a realização de uma homenagem aos integrantes e militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em celebração aos seus 99 anos de sua fundação partidária, ocorrida no dia 25 de março de 1922.
O requerimento 719, foi de autoria do deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB), solicitando uma moção de homenagens a todos os filiados, simpatizantes, dirigentes e militantes do partido durante a sessão da ALE.
Contudo, os deputados presentes não se mostraram confortáveis com o requerimento. Demonstrando suas críticas ao Partido Comunista, alegando ter se tratado de um regime genocida. O deputado Davi Maia (DEM), teceu comentários sobre o assunto.
“O motivo da minha fala é lembrar todos os ataques absurdos contra a liberdade que o comunismo já causou na vida das pessoas e na liberdade delas. Milhões de mortes ocorreram nos países onde o comunismo se instaurou. As pessoas não podiam dar as suas opiniões. Ainda existem no Brasil partidos que insistem em defender o genocídio, como esses que ocorreram e o PCdoB é o maior dos exemplos. O partido faz reiteradas defesas desse regime e lança manifesto à Coreia do Norte. Eu não posso nunca aceitar menções de aplausos ao partido”, disse.
Em defesa de seu requerimento, o deputado Ronaldo Medeiros argumentou que um governo comunista é o responsável pela vacinação de 80% da população brasileira, informando também que as ditaduras que mais mataram no mundo foram as de direita.
"Eu ouço aqui pessoas colocando o comunismo como um bicho papão. Eu lembro que o nazismo é de direita. Isso tá no museu do holocausto, inclusive nosso Presidente - da República- , quando foi a Israel falando que o nazismo era um movimento de esquerda, ele foi repreendido. O PCdoB foi contra a ditadura no Brasil. Pinochet era de direita, Hitler matou 75 a 85 milhões. Tem deputada ou deputado que foi apoiado por vereadores do PCdoB, pediu voto e não teve nada disso. Claro que quem não é simpatizante a gente entende. A China é comunista e mantém com o Brasil relações comerciais, inclusive a vacina que está aqui no Brasil salvando em torno de 80% das vidas foi feita em parceria com uma instituição da China, as vacinas americanas não estão vindo. É um país comunista que está dividindo os seus insumos. Essa discussão nos dias atuais, ela é ilógica, irracional”, afirmou.
Encerrando o assunto, o Presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Marcelo Vitor (SD), disse que no Brasil, o comunismo não foi igual ao ocorrido na Europa.
“O Partido Comunista do Brasil forneceu grandes políticos para o Brasil, a exemplo do senador Renan Calheiros ainda na luta contra a ditadura na faculdade. É como disse Ronaldo Medeiros, se o partido comunista matou na Europa, aqui ele só fez morrer e apanhar”, finalizou.
Luto
Durante a sessão desta terça-feira (13), também foi colocado em pauta singelas homenagens à Alberto Sexta-feira, falecido no sábado (10), em decorrência de complicações relacionadas à Covid-19. O jornalista Bernardino Souto, também foi homenageado.
O deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB), evidenciou o seus laços afetivos com Alberto Sexta-feira, prestando suas homenagens à vítima.
“Infelizmente é devido esta pandemia que tem tirado tantas vidas, tantos alagoanos, brasileiros, as pessoas deste planeta e neste sábado com muita tristeza recebi a notícia do falecimento deste grande companheiro”, comentou Ricardo Nezinho (MDB)
O deputado Inácio Loiola elogiou a trajetória de vida de Alberto e desejou seus sentimentos a todos os seus familiares.
“ Alberto sexta-feira foi um grande alagoano, foi ex-prefeito de Maceió, deputado esta foi um homem que fez muito em prol do estado de alagoas. Desejo os meus sentimentos a toda a família de Alberto Sexta-feira”, falou.
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso em Arapiraca após ameaçar vizinho com arma de fogo

Minitratores adquiridos com recursos de Daniel Barbosa já beneficiam centenas de agricultores

Polícia apreende aparelho de som por causa de perturbação em Colônia Leopoldina

Professora é agredida por aluno dentro de sala de aula em Pão de Açúcar

Operação resulta na prisão de 16 suspeitos de feminicídio e violência doméstica

Três mulheres são presas por furtar leite em pó e outros produtos de supermercado na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
