Anvisa nega importação da Sputnik; Renan Filho diz que decisão traz sentimento de "decepção"
Governadores devem se reunir nesta semana para debater assunto
Após cinco horas de debates e apresentação de relatórios, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou na noite desta segunda-feira (26) o pedido de autorização excepcional para a importação da vacina Sputnik V, imunizante contra a Covid-19 produzido na Rússia.
Essa era uma das esperanças de Alagoas e outros estados para agilizar a imunização da população em meio a pandemia da Covid-19. No fim do mês passado, o governador sancionou a lei que permite a aquisição do imunizante russo. O governador previa a chegada do primeiro lote no final desse mês.
Renan Filho (MDB) disse que a decisão da Anvisa sobre a vacina causa um "sentimento de decepção em Alagoas e em todo o Nordeste" também disse que acolhe com estranheza ao veto.
"A Sputnik, já aprovada e agora mesmo aplicada em dezenas de países, tem ainda o aval do próprio Comitê Científico do Nordeste. Assim, fica difícil entender a recusa da agência brasileira nesta emergência", colocou.
E completou: "Continuarei lutando para trazer a Sputnik V. A população precisa de vacina, principalmente de agilidade do governo federal para fazê-la chegar ao braço das pessoas".
A CNN Brasil informou que ainda esta semana, os governadores do Nordeste devem se reunir para debater a situação, em meio a falta de vacinas no país.
Com 91,6% de eficácia comprovada, de acordo com estudo publicado na conceituada revista científica Lancet, a Sputnik foi negociada em 56 países e teve 80 milhões de doses compradas pelo Governo Federal e por diversas cidades e estados brasileiros, como a Bahia, o Paraná e o Mato Grosso, que aguardam a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
