Maceió deve implantar piloto do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
Convite ao Município foi formulado pelo TCU; Prefeitura também avança no processo de adesão ao ‘Time Brasil’, da CGU
O Município de Maceió foi convidado, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), para ser piloto na implantação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), uma ferramenta para todas organizações públicas do país implementarem boas práticas de controles de prevenção à corrupção.
O convite foi formulado durante reunião do Comitê de Governança do Fórum Estadual de Combate à Corrupção (Focco/AL), do qual a Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI) é parte integrante.
O secretário da pasta, José Neto, explica que diversos temas ligados ao combate à corrupção são discutidos neste comitê, formado por representantes da Controladoria Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do próprio TCU. Um dos assuntos debatidos pelo grupo é, justamente, o Plano Nacional de Prevenção à Corrupção.
“O Município tem participado de inúmeros debates e, por ter cadeira no Focco e perfil de gestão focada no combate à corrupção, foi convidado para ser piloto na implantação do PNPC em Alagoas”, revelou o secretário.
Os testes começam em breve e consistem na concessão de perfil (login e senha padrão) no Sistema e-Prevenção, bem como no acompanhamento, junto ao gestor, quanto ao preenchimento do questionário e inserção de uma série de dados. O objetivo é aperfeiçoar as estruturas de prevenção à corrupção, melhorar o perfil dos gestores públicos, obter dimensão real dos casos de fraude e corrupção detectados e melhorar a prevenção continuamente pela adoção de boas práticas administrativas.
O programa é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), executada pelas Redes de Controle dos Estados, que dá a oportunidade de as gestões se autoavaliarem quanto à suscetibilidade à fraude e corrupção e conta com um questionário de verificação das práticas instituídas pelas organizações nos mecanismos de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento.
Time Brasil
Outra novidade, anunciada pelo secretário José Neto, é o avanço no processo de adesão ao programa “Time Brasil”, da CGU. Dentro do cronograma previsto pelo órgão de controle federal, o plano de ação proposto pelo Município de Maceió foi aprovado. Os próximos passos são o envio do plano de ação definitivo e a assinatura de adesão pelo prefeito JHC.
“Agora, estamos bem mais próximos de, efetivamente, fazer Maceió integrar o Time Brasil”, reforçou o titular da SMCI. Ele lembra que aderir ao programa é a principal meta da Secretaria de Controle Interno para o primeiro semestre de 2021.
Veja também
Últimas notícias
Carro elétrico pega fogo durante carregamento em concessionária na Avenida Fernandes Lima
Durante maratona, mulher exibe cartaz com telefone em busca de um amor
Homem é condenado a mais de 35 anos de prisão por homicídio qualificado e tentativa de feminicídio
Efeito Trump: casa de jovens LGBTs em SP vai fechar por falta de verba
Leonardo revela uso diário de remédio para desempenho sexual
Operação Tampa Bueiro inicia nova etapa com serviços em ruas do Centro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
