Google homenageia o 100 anos da atriz brasileira Ruth de Souza
Além dos mais de 30 filmes que atuou no país e no exterior, Souza teve uma prolífica carreira na televisão, atuando em mais de 20 novelas.

O Doodle de hoje homenageia a atriz brasileira Ruth de Souza, amplamente considerada uma das primeiras atrizes de teatro negro da história do Brasil. Com apresentações em teatro, televisão e cinema, Souza abriu caminho para os futuros artistas afro-brasileiros.
Nascida neste dia, em 1921, no Rio de Janeiro, Ruth de Souza aspirava a ser ator desde muito jovem. Ainda adolescente, ingressou no Teatro Experimental Negro do Rio, projeto fundado em 1944 para lutar contra a discriminação racial e abrir portas para o talento afro-brasileiro nas artes cênicas.
Escalado em 1945 como indígena na peça “O Imperador Jones”, Souza se tornou o primeiro ator negro a enfeitar o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Estreou no cinema em 1948 e, nem mesmo uma década depois, o Festival de Veneza indicou Souza para Melhor Atriz por sua atuação em 1953 em “ Sinhá Moça ” (“A Filha do Fazendeiro”) – tornando-a a primeira atriz brasileira a receber um indicação ao prêmio internacional.
Além dos mais de 30 filmes que atuou no país e no exterior, Souza teve uma prolífica carreira na televisão, atuando em mais de 20 novelas. Em 2004, o Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores festivais de cinema do Brasil, premiou Souza como Melhor Atriz por seu papel no filme do mesmo ano: “ Filhas Do Vento ”.
Veja também
Últimas notícias

Nattan e Nattanzinho visitam Mercado da Produção e praias de Maceió após show lotado

Homem agride e ameaça companheira com faca no Benedito Bentes

Guarda Municipal de Delmiro recupera duas motos com queixa de roubo durante plantão noturno

Motociclista embriagado fura bloqueio e xinga policiais no Trapiche

Mulher impede companheiro de beber com os vizinhos e é agredida no Jacintinho

Após discussão, homem é esfaqueado cinco vezes em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
