Infectologista confirma que vacinas aplicadas em Maceió são seguras
Nos últimos dias, alguns maceioenses têm preferido um imunizante a outro

Nos últimos dias, alguns maceioenses têm demonstrado preferência à vacina da Pfizer, em relação às da CoronaVac e AstraZeneca. Mas, como explicou ao portal 7Segundos a infectologista Vânia Pires, presidente da Sociedade Alagoana de Infectologia, vale a pena se vacinar com qualquer um dos imunizantes disponíveis, uma vez que os possíveis efeitos colaterais são mínimos comparados à infecção por Covid-19.
“A única ação efetiva que podemos fazer para combater a pandemia é a vacinação, além dos cuidados de ter a higienização, usar máscaras e evitar aglomerações. Esse é considerado o principal fator de controle dessa infecção. Hoje, no Brasil, já superamos a marca das 450 mil mortes”, afirmou.
Vânia explica que não existem vacinas com eficácia de 100%. O trabalho de imunização é feito o maior quantidade de pessoas vacinadas, para que seja atingida a imunidade coletiva. “A gente tem menor circulação do vírus na população, menor transmissão, adoecimento e circulação de variantes que podem comprometer as vacinas”.
As vacinas da CoronaVac e AstraZeneca usam o vírus morto inativado, com a de Oxford utilizando um vetor que é o adenovírus. Enquanto que a da Pfizer usa os RNA mensageiros. “Das três, a que dá menos efeitos colaterais é a CoronaVac, enquanto que a que mais tem reação é a da AstraZeneca, por este motivo não está sendo utilizada em gestantes”.
Vânia finalizou fazendo um apelo à população que vale a pena tomar todas as vacinas que são recomendadas. “Nós teremos a diminuição da circulação do vírus e, consequentemente, voltaremos ao nosso estado quase normal”.
Últimas notícias

Sefaz implanta novo modelo de nota fiscal para serviços de comunicação
![[Vídeo] Fugitivos recapturados em União dos Palmares estavam com moto roubada](https://img.7segundos.com.br/xkEY6-ZhiA0vxBt3Y3wBQ8ixf54=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/presos-capcturados-uniao-widexl-1.jpg)
[Vídeo] Fugitivos recapturados em União dos Palmares estavam com moto roubada

Ação integrada apreende arma e drogas após foragido da Justiça resistir à prisão

Casal repara adutora que atende município de Colônia Leopoldina

PC prende suspeito de tentativa de latrocínio em São Miguel dos Campos

Ufal confirma que aulas estão mantidas no Campus A.C. Simões nesta sexta (5)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
