Infectologista confirma que vacinas aplicadas em Maceió são seguras
Nos últimos dias, alguns maceioenses têm preferido um imunizante a outro

Nos últimos dias, alguns maceioenses têm demonstrado preferência à vacina da Pfizer, em relação às da CoronaVac e AstraZeneca. Mas, como explicou ao portal 7Segundos a infectologista Vânia Pires, presidente da Sociedade Alagoana de Infectologia, vale a pena se vacinar com qualquer um dos imunizantes disponíveis, uma vez que os possíveis efeitos colaterais são mínimos comparados à infecção por Covid-19.
“A única ação efetiva que podemos fazer para combater a pandemia é a vacinação, além dos cuidados de ter a higienização, usar máscaras e evitar aglomerações. Esse é considerado o principal fator de controle dessa infecção. Hoje, no Brasil, já superamos a marca das 450 mil mortes”, afirmou.
Vânia explica que não existem vacinas com eficácia de 100%. O trabalho de imunização é feito o maior quantidade de pessoas vacinadas, para que seja atingida a imunidade coletiva. “A gente tem menor circulação do vírus na população, menor transmissão, adoecimento e circulação de variantes que podem comprometer as vacinas”.
As vacinas da CoronaVac e AstraZeneca usam o vírus morto inativado, com a de Oxford utilizando um vetor que é o adenovírus. Enquanto que a da Pfizer usa os RNA mensageiros. “Das três, a que dá menos efeitos colaterais é a CoronaVac, enquanto que a que mais tem reação é a da AstraZeneca, por este motivo não está sendo utilizada em gestantes”.
Vânia finalizou fazendo um apelo à população que vale a pena tomar todas as vacinas que são recomendadas. “Nós teremos a diminuição da circulação do vírus e, consequentemente, voltaremos ao nosso estado quase normal”.
Últimas notícias

Morre Preta Gil, aos 50 anos, durante tratamento de câncer nos EUA

Torcedor cai no fosso do Estádio Rei Pelé

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

Idoso de 63 anos fica ferido após cair de moto em Jacaré dos Homens

Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que vai tirá-lo do STF

Idoso de 88 anos desaparece no Santo Eduardo; família pede ajuda
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
