Infectologista orienta população sobre a importância das vacinas
Dia Nacional da Imunização é celebrado nesta quarta-feira
O Dia Nacional da Imunização é celebrado em 9 de junho com o objetivo de chamar atenção da sociedade para a importância da vacinação - uma maneira eficaz de combater doenças como caxumba, tétano, sarampo, gripe e, nos tempos atuais, o novo coronavírus.
Para o infectologista Fernando Maia, professor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), “a vacinação é a grande arma para o controle efetivo de diversas doenças potencialmente fatais ou que podem deixar sequelas graves”.
O infectologista, que atua na linha de frente do combate à Covid-19 no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Uncisal, reforça que a vacinação é a única forma efetiva contra várias doenças que, diante da pandemia de Covid-19, não podem ser deixadas de lado, pois também ameaçam a saúde. Ele explicou ainda que algumas dessas doenças foram erradicadas e outras foram controladas graças à vacinação.
“A decisão de se vacinar não é individual, e sim, coletiva. Quando deixamos de nos imunizar, colocamos em risco a nossa saúde e também a saúde das pessoas que nos cercam - seja em casa, no trabalho ou em nossa convivência”, alerta o infectologista Fernando Maia. Ele apela para que a população não deixe de se vacinar: “Mantenha seu cartão vacinal em dia e tome todas as vacinas preconizadas para sua condição clínica, idade e época, para proteger a si mesmo e as pessoas que você ama”.
Vacinação - O Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi criado pelo Ministério da Saúde do Brasil com o intuito de estabelecer um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes. O PNI informa que as vacinas são de extrema importância, pois ajudam a fortalecer o organismo e o sistema imunológico, produzindo anticorpos e protegendo o corpo de diversas doenças.