Infectologista orienta população sobre a importância das vacinas
Dia Nacional da Imunização é celebrado nesta quarta-feira
O Dia Nacional da Imunização é celebrado em 9 de junho com o objetivo de chamar atenção da sociedade para a importância da vacinação - uma maneira eficaz de combater doenças como caxumba, tétano, sarampo, gripe e, nos tempos atuais, o novo coronavírus.
Para o infectologista Fernando Maia, professor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), “a vacinação é a grande arma para o controle efetivo de diversas doenças potencialmente fatais ou que podem deixar sequelas graves”.
O infectologista, que atua na linha de frente do combate à Covid-19 no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Uncisal, reforça que a vacinação é a única forma efetiva contra várias doenças que, diante da pandemia de Covid-19, não podem ser deixadas de lado, pois também ameaçam a saúde. Ele explicou ainda que algumas dessas doenças foram erradicadas e outras foram controladas graças à vacinação.
“A decisão de se vacinar não é individual, e sim, coletiva. Quando deixamos de nos imunizar, colocamos em risco a nossa saúde e também a saúde das pessoas que nos cercam - seja em casa, no trabalho ou em nossa convivência”, alerta o infectologista Fernando Maia. Ele apela para que a população não deixe de se vacinar: “Mantenha seu cartão vacinal em dia e tome todas as vacinas preconizadas para sua condição clínica, idade e época, para proteger a si mesmo e as pessoas que você ama”.
Vacinação - O Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi criado pelo Ministério da Saúde do Brasil com o intuito de estabelecer um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes. O PNI informa que as vacinas são de extrema importância, pois ajudam a fortalecer o organismo e o sistema imunológico, produzindo anticorpos e protegendo o corpo de diversas doenças.
Veja também
Últimas notícias
Hospital de Emergência do Agreste acolhe mais de 720 pessoas no feriadão de Réveillon
'Marias' dominam nomes mais registrados em Alagoas no ano de 2025
'Eu assumo meu erro', diz jovem que deixou amigo para trás no Pico Paraná
Ex-vereador está entre as vítimas de colisão com seis mortos no Sertão de Alagoas
Homem recém saído do sistema prisional é morto a tiros no Centro de Matriz de Camaragibe
Por que o prêmio de "O Agente Secreto" foi entregue fora da cerimônia?
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
