Justiça itinerante faz mutirão para agilizar processos envolvendo tráfico de drogas
Ações tramitam na 11ª Vara Criminal de Maceió
A Justiça Itinerante promove, nesta segunda-feira (7), mutirão virtual para agilizar processos envolvendo tráfico de drogas. A força-tarefa teve início às 8h e deve terminar no final da tarde. A previsão é que sejam realizadas 70 audiências de instrução para ouvir réus e testemunhas dos processos.
Todas as ações tramitam na 11ª Vara Criminal de Maceió. De acordo com a juíza Emanuela Porangaba, coordenadora da Itinerante, o objetivo é dar celeridade aos casos mais antigos. "Todos os processos são afetos à Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça, portanto, anteriores a dezembro de 2015", explicou.
Ainda segundo a magistrada, a maior parte das sentenças deve sair hoje mesmo. "Em alguns casos mais complexos, a sentença será prolatada posteriormente pelo juiz que realizou a audiência", disse. Os magistrados que conduzem as audiências foram designados pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJAL), Klever Loureiro. A portaria contendo os nomes foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico.
Uma das audiências realizadas pela manhã envolveu uma ambulante, de 50 anos, acusada de tráfico e associação para o tráfico. Em 2014, a polícia militar encontrou drogas na casa dela, no bairro Ponta da Terra, em Maceió. Segundo a denúncia do Ministério Público, foram encontradas 39 pedras de crack, 18 trouxas de cocaína, sementes de maconha, além da quantia de R$ 433,75.
Ao ser ouvida, a ré negou saber que os entorpecentes estavam em sua casa. Disse que os filhos tinham envolvimento com o tráfico e que eles foram assassinados por esse motivo. "Eu sofria muito com os meus filhos. Eles viviam usando crack e cocaína e eu pagando as dívidas dos dois", contou. Também participaram da audiência o advogado Adraildo Calado e o promotor de Justiça Alex Almeida.
Mutirão virtual
Este é terceiro mutirão virtual realizado pela Justiça Itinerante em 2021. O primeiro ocorreu em março e tratou de casos de violência doméstica. O segundo foi no mês de maio e envolveu casamento coletivo e audiências de ações cíveis de menor complexidade, como divórcio e retificação no registro de nascimento.
"Já tínhamos, desde o início da pandemia, nos estruturado para conseguir trabalhar de forma 100% virtual. O Judiciário precisa estar preparado e oferecer uma prestação jurisdicional célere e eficiente", reforçou Emanuela Porangaba.
Veja também
Últimas notícias
Fim de semana será de tempo firme e ensolarado na maior parte do estado
Leonardo Dias destaca ações para fortalecer o turismo alagoano durante posse de novos presidentes do trade turístico
Com mais de 1,7 mil atendimentos, Programa AVC Dá Sinais consolida rede de assistência em Alagoas
Diretor do Banco Central diz à PF que Master tinha só R$ 4 milhões em caixa
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-companheira em canavial, em Maceió
Brota na Grota leva Prefeitura para dentro das comunidades e redefine o acesso aos serviços públicos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
