CPI da Covid aprova retirada de sigilo de documentos enviados à Comissão
Com a reclassificação aprovada, os documentos passam a ser públicos

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid decidiu, nesta quarta-feira (16), retirar o sigilo de documentos enviados à Comissão pelo Ministério das Relações, pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz.
O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD/AM) informou que há documentos que estão disponíveis no Portal da Transparência e que o governo envia como sigilosos. "É uma forma de tentar obstruir a investigação", disse.
Ao justificar a quebra de sigilo, Renan Calheiros (MDB/AL) afirmou que se trata de informação de interesse público. "Em face do princípio da publicidade dos atos administrativos, não podem estar sujeitas ao sigilo", informou.
Com a reclassificação aprovada, os documentos — antes tratados como confidenciais — passam a ser considerados públicos. Há a exceção em contratos entre empresas e o governo, cuja proteção das cláusulas será mantida em sigilo.
A CPI também aprovou a quebra dos sigilos telefônico, telemático, fiscal e bancário dos empresários Carlos Wizard, Francisco Emerson Maximiano, Renato Spallici, Renata Spallici e José Alves Filho.
Os senadores também aprovaram, de forma simbólica, outros três pedidos de convocação:
Requerimento 315 - Convocação representante da Jansen no Brasil;
Requerimento 859 - Convocação dos deputados estaduais do Amazonas Fausto Vieira (PRTB) e Péricles Rodrigues (PSL) e;
Requerimento 864 - Convocação de Francisco Emerson Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos.
Últimas notícias

Após amargar derrota em Pilar, Thais Canuto ganha cargo na ALE com salário de quase R$12 mil

Compromisso de Medeiros como presidente do PT/AL é eleger um deputado federal em 2026

Arthur Lira confirma candidatura ao Senado e lança filho como sucessor na Câmara Federal

Detran abre 320 vagas extras para exame prático de carro em Arapiraca no mês de agosto

Perícia da PF conclui que pendrive em banheiro de Bolsonaro é irrelevante

'Carro de luxo' aquático aparece em praia e imagens viralizaram
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
