Covid -19

Calheiros questiona Witzel sobre medidas adotadas no início da pandemia

Sessão ouve, nesta quarta (16), o ex-governador do Rio de Janeiro

Por 7Segundos 16/06/2021 12h12 - Atualizado em 16/06/2021 12h12
Calheiros questiona Witzel sobre medidas adotadas no início da pandemia
Renan Calheiros - Foto: Reprodução/TV Senado

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Renan Calheiros (MDB/AL) questionou o ex-governador Wilson Witzel sobre quais medidas foram adotadas pelo estado do Rio de Janeiro no início da pandemia de Covid-19.

Witzel afirmou que precisou construir hospitais de campanha em razão da falta de leitos na rede pública e privada, além da negativa do governo de disponibilizar leitos em hospitais federais.

"A história dos hospitais de campanha é dramática, quero dizer que houve uma sabotagem por alguns deputados estaduais", declarou o ex-governador do Rio de Janeiro.

Witzel citou como exemplo a acusação feita pelo deputado estadual Dr. Serginho (Republicanos/RJ) de que teriam sido gastos R$ 25 milhões com jardinagem. "Mentira. A planilha dizia que o gasto era para limpeza de leito de CTI", declarou o ex-governador.

Questionado se havia solicitado ajuda ao Ministério da Saúde, o ex-governador disse que deu essa orientação ao secretário de Saúde, e que isso está registrado nas atas de reuniões.

"O nível de cooperação com o Ministério da Saúde foi praticamente zero. Foi uma descooperação. Eu tive uma reunião com o Comandante Militar do Leste para pedir apoio à montagem de hospitais. Ele disse estar disponível, mas não tivemos o apoio", disse Witzel.