Covid -19

Renan sobre Sputnik V: Anvisa estabeleceu condições que dificultam aquisição de vacinas

Declaração foi dada durante coletiva à imprensa nesta terça-feira (22)

Por 7Segundos 22/06/2021 11h11 - Atualizado em 22/06/2021 11h11
Renan sobre Sputnik V: Anvisa estabeleceu condições que dificultam aquisição de vacinas
Renan Filho durante coletiva de imprensa - Foto: Felipe Guimarães / 7Segundos

O governador Renan Filho (MDB) se pronunciou, durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (22), sobre as negociação em andamento com o Fundo Soberano Russo para aquisição da vacina Sputnik V, após análise criteriosa da decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

"As negociações estão andando, mas a Anvisa estabeleceu muitas condicionantes que sinceramente dificultam a aquisição de vacinas dessa maneira, o que é triste. A gente sempre imagina que o Brasil dificultou muito a chegada de vacinas", informou durante solenidade que autorizou o início das obras do programa Minha Cidade Linda em São José da Laje, Capela e Anadia.

De início, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou com condicionantes a importação de 1% das vacinas, fabricadas na Rússia, pelo Instituto Gamaleya. Os condicionantes foram interpostos devido à falta de documentação e dados que demonstrem o controle necessário de qualidade das fórmulas.

As principais condições para o uso da Sputnik V preveem pontos como: importação somente de vacinas das fábricas inspecionadas pela Anvisa na Rússia; obrigação de análise lote a lote que comprove ausência de vírus replicantes e outras características de qualidade; e notificação de eventos adversos graves em até 24 horas.