Política

Relembre a trajetória de vida do político e empresário João Lyra

O empresário faleceu em decorrência de complicações relacionadas a Covid-19

Por 7Segundos 12/08/2021 11h11
Relembre a trajetória de vida do político e empresário João Lyra
João Lyra faleceu em decorrência de complicações relacionadas a Covid-19 - Foto: Agência Câmara

O empresário e político João Lyra faleceu nesta quinta-feira (12) por conta de complicações relacionadas a Covid-19. O fundador do Grupo João Lyra estava internado no Hospital MedRadius, em Maceió, e faleceu aos 90 anos de idade.

Nascido no dia 17 de junho de 1931, em Recife, capital de Pernambuco, Lyra presidiu a Laginha Agroindustrial S.A., a matriz Usina Laginha, na cidade de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, a partir de 1951.

Em sua trajetória de vida, o homem se formou em direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e se tornou empresário no setor sucroalcooleiro, tendo se tornado inclusive presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar do Estado entre os anos de 1971 a 1974.

João Lyra chegou a ser considerado o parlamentar mais rico da Câmara dos Deputados, acumulando extensões de terra, imóveis de luxo, cinco usinas de cana-de-açúcar, empresas de comunicação, táxis aéreos e até mesmo uma fábrica de adubos, tendo se consagrado como um dos usineiros mais famosos do Brasil.

Falência


Apesar de ter construído uma grande fortuna, João Lyra atualmente devia aproximadamente R $2 bilhões, dez vezes o patrimônio pessoal declarado por ele à Justiça. Em 2012, o juiz Marcelo Tadeu do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) decretou oficialmente a falência de seu conglomerado, entregando a sua empresa para as mãos de interventores.

Em decorrência de sua decadência financeira, desde novembro de 2008, a sua empresa Laginha encontra-se em recuperação judicial, acumulando uma dívida de aproximadamente R $1,2 bilhão.

Política


A sua vida pessoal e política sempre estiveram relacionadas. Sogro de Pedro Collor, João Lyra chegou a ser eleito suplente de senador pelo PDS em 1982 e conquistou a sua efetivação em 1988 com a eleição de Guilherme Palmeira a prefeitura de Maceió em 1988.

João Lyra também teve uma breve passagem pelo PMDB e migrou para o PSC, tendo sido derrotado ao tentar a reeleição pelo então recém-criado estado de Roraima no ano de 1990. Sendo também Irmão do também senador Carlos Lyra, João foi eleito deputado federal pelo PTB em 2002 e candidato derrotado ao governo do estado em 2006, elegendo-se novamente como deputado federal em 2010.