Relembre a trajetória de vida do político e empresário João Lyra
O empresário faleceu em decorrência de complicações relacionadas a Covid-19
O empresário e político João Lyra faleceu nesta quinta-feira (12) por conta de complicações relacionadas a Covid-19. O fundador do Grupo João Lyra estava internado no Hospital MedRadius, em Maceió, e faleceu aos 90 anos de idade.
Nascido no dia 17 de junho de 1931, em Recife, capital de Pernambuco, Lyra presidiu a Laginha Agroindustrial S.A., a matriz Usina Laginha, na cidade de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, a partir de 1951.
Em sua trajetória de vida, o homem se formou em direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e se tornou empresário no setor sucroalcooleiro, tendo se tornado inclusive presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar do Estado entre os anos de 1971 a 1974.
João Lyra chegou a ser considerado o parlamentar mais rico da Câmara dos Deputados, acumulando extensões de terra, imóveis de luxo, cinco usinas de cana-de-açúcar, empresas de comunicação, táxis aéreos e até mesmo uma fábrica de adubos, tendo se consagrado como um dos usineiros mais famosos do Brasil.
Falência
Apesar de ter construído uma grande fortuna, João Lyra atualmente devia aproximadamente R $2 bilhões, dez vezes o patrimônio pessoal declarado por ele à Justiça. Em 2012, o juiz Marcelo Tadeu do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) decretou oficialmente a falência de seu conglomerado, entregando a sua empresa para as mãos de interventores.
Em decorrência de sua decadência financeira, desde novembro de 2008, a sua empresa Laginha encontra-se em recuperação judicial, acumulando uma dívida de aproximadamente R $1,2 bilhão.
Política
A sua vida pessoal e política sempre estiveram relacionadas. Sogro de Pedro Collor, João Lyra chegou a ser eleito suplente de senador pelo PDS em 1982 e conquistou a sua efetivação em 1988 com a eleição de Guilherme Palmeira a prefeitura de Maceió em 1988.
João Lyra também teve uma breve passagem pelo PMDB e migrou para o PSC, tendo sido derrotado ao tentar a reeleição pelo então recém-criado estado de Roraima no ano de 1990. Sendo também Irmão do também senador Carlos Lyra, João foi eleito deputado federal pelo PTB em 2002 e candidato derrotado ao governo do estado em 2006, elegendo-se novamente como deputado federal em 2010.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
