Maceió

Guardas municipais passam por novo momento com capacitações e treinamentos

Dia do Guarda Municipal é comemorado nesta sexta-feira, 3 de setembro

Por Secom Maceió 03/09/2021 14h02
Guardas municipais passam por novo momento com capacitações e treinamentos
Guardas municipais passam por novo momento com capacitações e treinamentos - Foto: Secom Maceió

Responsáveis pela segurança e da ordem pública na cidade de Maceió, os guardas municipais têm passado por um novo momento na atual gestão da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), com a valorização e reconhecimento dos servidores da Guarda Municipal de Maceió (GMM). O dia do Guarda Municipal é celebrado nesta sexta-feira (3) e, entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura, que merece destaque nesse momento de comemoração, está a oferta de cursos de capacitação para os agentes de segurança pública. Objetivo é melhorar e humanizar o trabalho dos agentes.

O dia 3 de setembro é dedicado a homenagear esses profissionais e a data foi instituída pela lei federal n° 5.088, de 30 de agosto de 1966.

O guarda municipal é responsável por proteger os patrimônios do Município, sejam eles históricos, culturais, ecológicos, ambientais ou arquitetônicos. Eles também atuam na resolução e pacificação de conflitos que presenciarem, de modo a garantir o respeito aos direitos fundamentais do cidadão.

Para o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, o trabalho dos agentes de segurança no município é fundamental e deve ser valorizado.

“Nossos guardas se destacam pelo esforço e comprometimento. Além de agregar valor à comunidade em que moram, trabalham e desenvolvem as tarefas de assegurar à população a ordem e segurança. O Dia do Guarda Civil é uma forma de homenagear e agradecer pelos bons serviços prestados ao povo de Maceió”, parabenizou.

Durante os nove meses de gestão, a Prefeitura já promoveu seis cursos para os guardas municipais. Um curso voltado para o alinhamento operacional da tropa; curso de capacitação dos instrutores pelo grupo parabélum; o curso de capacitação em violência doméstica; o estágio de qualificação para manutenção no porte de arma; curso de aperfeiçoamento para o grupamento da Bike Patrulha de fogo e por fim um curso de libras, capacitando os guardas para acolher a comunidade surda.

“Ser guarda municipal está no meu sangue”, disse a Klézia Araújo, que tem esposo, irmão e teve mãe guardas municipais. A agente de segurança falou, ainda, sobre a emoção em fazer parte da GMM. “Para mim é extremamente gratificante. É algo de carreira, está no sangue. Ser guarda é um dom, é uma profissão que eu escolhi, que me deixa feliz no que faço. É ter vontade de servir, de tentar ajudar. Eu gosto da adrenalina, de me sentir útil, sentir que estou ajudando na segurança do meu povo”, concluiu.