Guardas municipais passam por novo momento com capacitações e treinamentos
Dia do Guarda Municipal é comemorado nesta sexta-feira, 3 de setembro
Responsáveis pela segurança e da ordem pública na cidade de Maceió, os guardas municipais têm passado por um novo momento na atual gestão da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), com a valorização e reconhecimento dos servidores da Guarda Municipal de Maceió (GMM). O dia do Guarda Municipal é celebrado nesta sexta-feira (3) e, entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura, que merece destaque nesse momento de comemoração, está a oferta de cursos de capacitação para os agentes de segurança pública. Objetivo é melhorar e humanizar o trabalho dos agentes.
O dia 3 de setembro é dedicado a homenagear esses profissionais e a data foi instituída pela lei federal n° 5.088, de 30 de agosto de 1966.
O guarda municipal é responsável por proteger os patrimônios do Município, sejam eles históricos, culturais, ecológicos, ambientais ou arquitetônicos. Eles também atuam na resolução e pacificação de conflitos que presenciarem, de modo a garantir o respeito aos direitos fundamentais do cidadão.
Para o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, o trabalho dos agentes de segurança no município é fundamental e deve ser valorizado.
“Nossos guardas se destacam pelo esforço e comprometimento. Além de agregar valor à comunidade em que moram, trabalham e desenvolvem as tarefas de assegurar à população a ordem e segurança. O Dia do Guarda Civil é uma forma de homenagear e agradecer pelos bons serviços prestados ao povo de Maceió”, parabenizou.
Durante os nove meses de gestão, a Prefeitura já promoveu seis cursos para os guardas municipais. Um curso voltado para o alinhamento operacional da tropa; curso de capacitação dos instrutores pelo grupo parabélum; o curso de capacitação em violência doméstica; o estágio de qualificação para manutenção no porte de arma; curso de aperfeiçoamento para o grupamento da Bike Patrulha de fogo e por fim um curso de libras, capacitando os guardas para acolher a comunidade surda.
“Ser guarda municipal está no meu sangue”, disse a Klézia Araújo, que tem esposo, irmão e teve mãe guardas municipais. A agente de segurança falou, ainda, sobre a emoção em fazer parte da GMM. “Para mim é extremamente gratificante. É algo de carreira, está no sangue. Ser guarda é um dom, é uma profissão que eu escolhi, que me deixa feliz no que faço. É ter vontade de servir, de tentar ajudar. Eu gosto da adrenalina, de me sentir útil, sentir que estou ajudando na segurança do meu povo”, concluiu.
Últimas notícias
3ª Feira da Agricultura Familiar de Matriz de Camaragibe começa neste domingo
Viih Tube fala sobre a educação do filho em vídeo e causa polêmica
Suspeito tenta enganar policiais durante operação em Rio Largo, mas é preso com drogas e armas
Minimédico de 6 anos encanta web ao discursar no Senado
Truque inusitado para limpar box de banheiro com sacola viraliza e choca web
Deputado Leonam alerta tutores de pets sobre último dia de vacinação antirrábica
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
