Política

Vereador articula sessão para debater Plano Diretor e conter avanço imobiliário em Maceió

O documento segue defasado e sem previsão de encaminhamento à Câmara Municipal

Por Felipe Ferreira 18/02/2026 12h12 - Atualizado em 18/02/2026 12h12
Vereador articula sessão para debater Plano Diretor e conter avanço imobiliário em Maceió
Allan Pierre, vereador por Maceió - Foto: Assessoria

O Plano Diretor de Maceió, defasado há mais de 10 anos, pode voltar a ser tema de discussão na Câmara Municipal após o período carnavalesco. O vereador Allan Pierre (MDB) protocolou o pedido de uma audiência pública para debater a atualização do documento.

Segundo o vereador, o atraso na entrega do novo Plano Diretor gera impactos negativos no desenvolvimento da cidade, sobretudo na Região Norte da capital. A ideia do parlamentar é conter o avanço predatório do setor imobiliário na área que se estende da Lagoa da Anta até o bairro de Ipioca.

“Essa audiência tem caráter de urgência. Nós estamos falando do futuro dessa cidade. Hoje falamos que é um prédio, dois prédios, mas daqui a pouco estaremos com todo o litoral comprometido”, alertou o vereador.

Pierre pediu que a Mesa Diretora autorize a sessão para o mês de março. A ideia do vereador é receber na Casa de Mário Guimarães os principais personagens envolvidos na atualização do documento, além de membros da sociedade civil.

O vereador pediu, ainda, que o Iplan envie à Câmara um documento com todos os processos nos últimos cinco anos no que se refere a licenças ambientais e alvarás para o setor imobiliário na Região Norte de Maceió.