Geral

Aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros pedem a manutenção de resultado

Categoria se reuniu com o Ministério Público nesta quarta-feira

Por 7Segundos 03/11/2021 13h01
Aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros pedem a manutenção de resultado
Aprovados chegaram a realizar a prova do teste físico - Foto: Cortesia

Os aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) se reuniram na manhã desta quarta-feira (3) com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) solicitando a permanência no concurso.

A prova havia sido cancelada em conjunto com os concursos da Polícia Militar (PM) e da Polícia Civil (PC) pelo governo do estado após um esquema de fraude em diversos concursos públicos ter sido descoberto pela PM/AL.

Indo na contramão desta decisão, os 190 candidatos aprovados no concurso iniciaram uma movimentação pedindo que somente as pessoas que realmente fraudaram a prova sejam punidas e o resultado divulgado seja mantido.

“Até então não foi apresentada nenhuma prova para que se fundamente o cancelamento do concurso do CBM AL O nosso objetivo é que os fraudadores sejam descobertos sim e que o concurso possa continuar com os que com muito esforço passaram de forma honesta”, explicou Emanuel Alves, um dos aprovados.

Como defendem os aprovados, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) utiliza duas cláusulas no edital que garantem o cancelamento da prova. Contudo, os requisitos para o cancelamento não foram cumpridos.

“A declaração oficial da SEPLAG utiliza duas cláusulas do edital como fundamento para o cancelamento dos concursos e essas cláusulas não se aplicam dessa forma e sim para situações individuais”, respondeu.

Até o momento, a categoria vem se mobilizando solicitando as assinaturas dos termos de todas as pessoas aprovadas na prova. Com 120 termos assinados, a expectativa é de compreensão por parte do governo do estado.

“O Governo nessa hora tem que se mostrar transparente e justo com os que foram aprovados e com toda a sociedade. Temos um direito que foi conquistado com muito esforço e estamos nos disponibilizando a cooperar de todas as formas para que nenhum fraudador venha fazer parte do efetivo de servidores públicos do Estado de Alagoas”, finalizou Emanuel.