Após Bolsonaro revogar homenagem, professora da UFAL recusa medalha de Mérito Científico
Outros 23 profissionais que seriam agraciados com a honraria decidiram renunciar à indicação em solidariedade aos colegas
A professora da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), Marília Goulart, renúnciou medalha de Mérito Científico após o presidente Jair Bolsonaro revogar a homenagem da Ordem Nacional do Mérito Científico a dois cientistas responsáveis por trabalhos que desagradaram ao governo.
Outros 23 profissionais que seriam agraciados com a honraria decidiram renunciar à indicação em solidariedade aos colegas.
Em Carta Aberta, os cientistas avaliaram a retirada dos nomes de Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda como “uma clara demonstração de perseguição a cientistas, configurando um novo passo do sistemático ataque à Ciência e à Tecnologia por parte do governo vigente”.
Marília deu apoio ao documento e ratificou: “Ser condecorada com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico é uma honra máxima na carreira científica de qualquer pesquisador. O reconhecimento do valor de nossa trajetória é gratificante, emocionante e nos extasia. A escolha é meritória. Temos compromisso com a ética, a verdade e, principalmente, com a população, que precisa confiar em seus cientistas. A renúncia à medalha foi uma atitude essencial e reconhecida nacional e mundialmente. Temos muito orgulho de termos assinado a Carta, em companhia de ilustres colegas. Integridade, honra, solidariedade e indignação em favor da Ciência, em todos os seus aspectos. Isto nos move”.
Últimas notícias
Idosa é agredida pela própria filha no município de Viçosa
Homem é morto a facadas no Centro de Matriz de Camaragibe
Ação da PM em Maceió e no interior combate tráfico, furto e crimes ambientais
PM desarticula grupo envolvido em roubos na Região Metropolitana de Maceió
Governador anuncia que obras do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi, chegam a 50%
Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho começa neste domingo (18); veja a programação
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
