Educação

Após Bolsonaro revogar homenagem, professora da UFAL recusa medalha de Mérito Científico

Outros 23 profissionais que seriam agraciados com a honraria decidiram renunciar à indicação em solidariedade aos colegas

Por 7 segundos com assessoria 09/11/2021 10h10
Após Bolsonaro revogar homenagem, professora da UFAL recusa medalha de Mérito Científico
Marília Goulart, professora da Ufal - Foto: ASCOM- UFAL

A professora da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), Marília Goulart, renúnciou medalha de Mérito Científico após o presidente Jair Bolsonaro revogar a homenagem da Ordem Nacional do Mérito Científico a dois cientistas responsáveis por trabalhos que desagradaram ao governo.

Outros 23 profissionais que seriam agraciados com a honraria decidiram renunciar à indicação em solidariedade aos colegas.

Em Carta Aberta, os cientistas avaliaram a retirada dos nomes de Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda como “uma clara demonstração de perseguição a cientistas, configurando um novo passo do sistemático ataque à Ciência e à Tecnologia por parte do governo vigente”.

Marília deu apoio ao documento e ratificou: “Ser condecorada com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico é uma honra máxima na carreira científica de qualquer pesquisador. O reconhecimento do valor de nossa trajetória é gratificante, emocionante e nos extasia. A escolha é meritória. Temos compromisso com a ética, a verdade e, principalmente, com a população, que precisa confiar em seus cientistas. A renúncia à medalha foi uma atitude essencial e reconhecida nacional e mundialmente. Temos muito orgulho de termos assinado a Carta, em companhia de ilustres colegas. Integridade, honra, solidariedade e indignação em favor da Ciência, em todos os seus aspectos. Isto nos move”.