Maceió

Unidade de saúde e CRAS do Rio Novo são fiscalizados pelo vereador Joãozinho

Durante as fiscalizações, o parlamentar detectou a falta de médicos e medicamentos, além de problemas estruturais nos equipamentos públicos

Por Assessoria 26/11/2021 18h06
Unidade de saúde e CRAS do Rio Novo são fiscalizados pelo vereador Joãozinho
Unidade de Saúde da Família Claúdio Medeiros - Foto: Assessoria

Nesta sexta-feira (26), o vereador Joãozinho fiscalizou a Unidade de Saúde Carlos Medeiros e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Rio Novo. A vistoria ocorreu após o parlamentar ter recebido denúncias informando sobre os problemas nos equipamentos públicos, a falta de medicamentos e a ausência de servidores para atender as demandas da população da região.

“Aqui na unidade de saúde do Rio Novo, que é relativamente nova, os problemas vão desde a falta de insumos básicos, como luvas para procedimentos, até problemas com infiltrações nas paredes e muito mofo. Quem precisa pegar remédio também tem dificuldade porque a farmácia sofre com o desabastecimento. Outra reclamação é sobre a Unidade de Saúde atualmente ter apenas um médico trabalhando em um regime de 20 horas semanais para atender toda a demanda da região”, relatou o vereador Joãozinho.

“Mas, o que mais chama atenção neste caso, é a falta de um tensiômetro, que é um aparelho que serve para aferir a pressão dos pacientes. Isso é o cúmulo da falta de respeito e descaso com o maceioense que
necessita urgentemente de atendimento básico de saúde. Parece que a pressa que o prefeito JHC diz tanto ter ainda não chegou para os moradores do Rio Novo. Vou cobrar da Secretaria Municipal de Saúde esclarecimentos sobre toda essa problemática e solicitar para que os problemas aqui sejam solucionadas o mais breve possível”, complementou o parlamentar.

Fiscalização no CRAS

Ao vistoriar o CRAS do Rio Novo, o vereador Joãozinho ouviu as demandas dos usuários do equipamento público sobre a ausência dos profissionais para atender a população.

“Os usuários do CRAS do Rio Novo passam horas aguardando os profissionais que trabalham no local chegarem para serem atendidos. Durante a vistoria não foi localizada a assistente social, a psicóloga e nem a diretora do equipamento que teoricamente deveriam estar atuando desde às 8h da manhã. Além da ausência dos profissionais, o CRAS também sofre com infiltração. Convido o secretário da Semas, o senhor Carlos Jorge, a sair do seu gabinete e conhecer a realidade aqui do povo de Rio Novo e adjacências, que tanto tem sofrido com essa gestão”, concluiu o vereador Joãozinho.