Prefeitura fiscaliza carros de coco na orla de Maceió e apreende produtos estragados
Operação conjunta entre Semscs e VISA orientou comerciantes sobre boas condições para a venda do produto

O verão e a alta temporada estão chegando, com eles o calor aumenta e nada melhor do que um coco bem gelado para se refrescar apreciando a orla de Maceió. Pensando na saúde dos maceioenses e dos turistas que visitam a cidade, a Prefeitura realizou uma operação para fiscalizar os carros de coco na região da orla de Maceió. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) junto com Vigilância Sanitária de Maceió (VISA), nesta quinta-feira (02).
Durante a operação os fiscais da Semscs avaliaram o estado de conservação dos carros e se os proprietários tinham o alvará de permissão para a comercialização da fruta. Coube aos agentes da Visa analisarem as condições sanitárias dos cocos que estavam sendo vendidos à população.
Segundo Thiago Prado, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, a ação teve início nas praias de Ponta Verde e Pajuçara, mas irá contemplar toda a extensão da orla de Maceió.
“Com a chegada do verão a prefeitura está intensificando as fiscalizações de rotina orla para garantir a segurança sanitária e o ordenamento na cidade. Vamos fazer em todo o percurso da orla, do indo do Pontal da Barra até Ipioca, em uma operação conjunta com a Vigilância Sanitária para assegurar que os maceioenses e os turistas vão adquirir um produto de qualidade e sem correr risco de adoecer”, disse o secretário.

O fiscal sanitário da Visa, João Henrique Amorim, explicou que a operação é uma ação importante durante a alta temporada, já que a água de coco é consumida com maior frequência nessa época.
“Estamos orientando os comerciantes a como fazer o manuseio correto dos produtos, em sua maioria os cocos ficam submersos em uma água contaminada. Então, o correto a ser feito é deixar a fruta em uma solução a base de cloro, além de fazer a higienização correta da faca que vai abrir o coco, para que não haja a proliferação de microrganismos, que pode levar a população a desenvolver um quadro de infecção intestinal, por exemplo”, explicou.

Apreensões realizadas
Como resultado do primeiro dia de fiscalizações, foram apreendidos dois carros de coco, um deles o proprietário não possuía alvará de permissão, e o outro estava em condições precárias e por estar comercializando cocos estragados, no total os órgãos municipais recolheram 16 frutas mofadas.
Os cocos estragados e o carro foram descartados, e o carro sem autorização foi levado para o depósito da Semscs, de onde poderá ser retirado após o proprietário regularizar a situação.
Denúncias
Caso a população algum tipo de irregularidade, as denúncias podem ser feitas para a Vigilância Sanitária de Maceió pelo número, 3312-5496, ou para o disque-denúncia da Semscs, por meio do 3312-5277.
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
