Conselho de Direitos Humanos vai acompanhar investigação sobre morte de crianças em UPA
O óbito infantil mais recente na unidade foi de um menino que deu entrada apenas com uma dor de dente
O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Alagoas (CEDDH/AL), Magno Moura, anunciou nesta terça-feira (18), que o conselho vai acionar outras entidades na investigação sobre a morte de um menino de 10 anos nesta segunda-feira (17), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Tabuleiro dos Martins, na parte alta de Maceió.
De acordo com Moura, além da promessa para pressionar a Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) a investigar o caso a fundo, também anunciou que o Instituto Médico Legal (IML) já examina o corpo da criança para descobrir a razão da morte que, ainda segundo Moura, está com causa indeterminada nos documentos da unidade.
“Isso precisa ser esclarecido, até porque lá (no documento médico com o óbito da criança) explica que a causa é indeterminada”, disse o presidente do CEDDH.
Além da Polícia Civil e o IML, Magno Moura também disse que irão convidar o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL) e o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren/AL) para fazer uma visita técnica na UPA para verificar se os protocolos de atendimento da população infanto-juvenil estão sendo fiscalizados.
Moura também comentou achar estranho o óbito da criança, mencionando que o menino teria entrado na UPA apenas com uma dor de dente e chegou a óbito.
“Isso é muito triste para a sociedade e para os pais que levaram sua criança para um atendimento no posto de saúde e infelizmente se depararem com a notícia que seu filho faleceu”, comentou.
O caso
Os pais do menino Carlos Miguel Ferreira, de 10 anos, receberam a notícia da morte da criança nesta segunda-feira (17) após levá-lo para a UPA do Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió. Segundo informações do caso, a criança estava apenas com uma dor de dente.
Além da morte do menino, o óbito de uma outra criança também teria sido confirmado na mesma unidade. A Polícia Civil investiga o caso e a suspeita seria de uma suposta negligência.
Últimas notícias
Detento condenado por homicídio é encontrado morto no Baldomero Cavalcanti
Samu atende 65 casos de choque elétricos em 2025, e dá dicas de prevenção
Abrasel participa da Feira dos Municípios 2026 com cardápio diversificado
Alagoana disputa vaga no BBB 26 pela Casa de Vidro instalada no Nordeste
Prefeitura de Girau do Ponciano garante melhorias e fortalece a economia local com a tradicional Feira Livre
Prefeitura divulga Calendário Escolar de 2026 nas unidades da rede pública
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
