Polícia

Delegado pretende descobrir quem abandonou criança no lixão do Vergel em 10 dias

O 3º DP de Maceió iniciou hoje (25) investigações sobre morte de recém-nascida abandonada

Por 7Segundos com TV Ponta Verde 25/01/2022 16h04
Delegado pretende descobrir quem abandonou criança no lixão do Vergel em 10 dias
O delegado Nivaldo Aleixo, do 3º DP - Foto: Reprodução/TV Ponta Verde

O 3º Distrito Policial da Capital inicia, nesta terça-feira (25), as investigações sobre a morte da recém-nascida que foi encontrada em um lixão no Vergel do Lago nesta madrugada.

O caso era originalmente investigado pela Delegacia de Crimes Contra a Crianças e Adolescentes de Maceió, mas foi transferido para o 3º DP após o falecimento da criança ser confirmada pelo Hospital Geral Santo Antônio, onde a criança era tratada.

O delegado Nivaldo Aleixo, que agora está comandando a investigação, diz que pretende finalizar a investigação em no máximo 10 dias.

“A primeira atitude que vou tomar é aguardar a chegada dos policiais civis que estão na rua em diligência de outros crimes e ir até o conselho tutelar”, declara o delegado.

Aleixo conta que sua pretensão de ir até o conselho se baseia em seu interesse de identificar o casal que achou e resgatou a criança no lixão. O delegado pretende descobrir pelo menos os nomes do casal em sua visita ao conselho tutelar.

Depois disso, ele também pretende visitar o Hospital Geral Santo Antônio para descobrir a razão exata do falecimento da criança e, caso não tenha descoberto informações do casal no conselho, investigar no hospital.

Nivaldo quer os depoimentos das pessoas que resgataram a criança para tentar descobrir o local exato - ou pelo menos uma aproximação - do ponto em que a criança foi encontrada. O delegado espera que haja câmeras de segurança que possam ter flagrado o abandono da bebê.

Aleixo ainda comentou sobre as penas que as pessoas que descartaram a criança poderiam sofrer. No caso da mãe, que se tiver cometido o ato por livre e espontânea vontade, será penalizada por infanticídio; mas será isenta de qualquer pena caso seja constatado que a mulher sofreu um surto ou depressão pós-parto.