Maceió

Francisco Sales critica Braskem e falta de ações por parte de políticos do estado

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 25/01/2022 20h08 - Atualizado em 26/01/2022 10h10
Francisco Sales critica Braskem e falta de ações por parte de políticos do estado
Vereador Francisco Sales - Foto: Assessoria

O programa Na Mira da Notícia recebeu, nesta terça-feira (25), o advogado e vereador por Maceió Francisco Sales. No encontro foi pautado o afundamento do solo de bairros da parte alta de Maceió, no qual o entrevistado criticou a falta de ações por parte da maioria dos políticos alagoanos: “a Braskem é acostumada a comprar o silêncio de políticos aqui nesse estado”.

Antes de iniciar o bate-papo com o radialista Angelo Farias, o vereador prestou uma singela homenagem ao seu pai, o professor e advogado Francisco Sales, mais conhecido como Chico Sales, que faleceu no dia 11 de dezembro de 2021. “Um dos maiores orgulhos que eu tenho enquanto homem e cidadão é ser filho daquele cara. Para mim é como se tivesse tirado uma parte de mim. Perdi minha mãe com 16 anos de idade e agora o meu pai, mas precisamos seguir em frente”, disse.

O apresentador iniciou a conversa pontuando que o vereador Francisco Sales foi notificado pela Justiça devido aos protestos que realizava contra a atual situação de afundamento do solo em bairros da parte alta da capital alagoana.

“Em relação a esse caso da Braskem eu deixei a política de lado e hoje a minha defesa é como cidadão, como bebedourense. Sinceramente, é difícil de acreditar em tudo isso. O dano causado por essa empresa foi muito alto e hoje estamos pagando uma conta muito cara”, lamentou.

Para Sales, é inadmissível que políticos não falem em defesa dos moradores das regiões afetadas. “A Braskem, durante muitos anos, foi acostumada a comprar o silêncio de políticos aqui nesse estado por corrupção, bancando políticas eleitorais. E talvez, por não ter uma placa de “vende-se” na minha testa, eles estão querendo me intimidar com esses processos que eles conseguem em poucos minutos liminares na Justiça”, criticou.

Apesar de tentarem afastar o vereador da causa, Francisco Sales diz que essas ações só o motivam mais ainda para seguir em defesa da população.

Em sua série de críticas à empresa, o entrevistado diz que “a Braskem não está indenizando ninguém, ela está comprando [a população]. (...) Aonde está o direito das pessoas? Eles não abrem o diálogo para a sociedade”.

O advogado ainda afirma que, para que ele fique em silêncio, a empresa responsável precisará pagar indenização à todas as pessoas afetadas de uma forma justa e reconhecer áreas que estão “ilhadas”: “não tem mercado, não tem posto de saúde, não tem escola, não tem farmácia, não tem açougue, não tem transporte e muitas regiões estão sem energia elétrica”.

O vereador pontua que é inaceitável a atual situação dos bairros que costumavam a ser cheios de vida e que agora são conhecidos como ‘bairros fantasmas’ por conta da evacuação de parte dos moradores, o que ocasionou em ruas escuras e vazias e um grande aumento na taxa de assaltos e violência na região.

“A Braskem, além de ser uma empresa criminosa, é uma empresa assassina porque ela está matando o sonho e a esperança de muita gente; tem muita gente sofrendo. Muitos adoeceram e morreram sem ter o direito de receber essa indenização”, frisou.

Francisco Sales relembra as últimas palavras de seu pai: “disse que era o Chico Sales de Bebedouro”. Ele ainda continuou: “a casa que ele [Chico Sales] construiu com muito sacrifício até hoje não foi indenizada. Meu pai é um dos que foram embora desse mundo e até hoje não foram indenizados sabe o porquê? Porque ela insiste em maltratar as pessoas, não é por falta de dinheiro. Se eles quisessem, eles já teriam indenizado todo mundo”.