MPE discute a formação de políticas públicas para encontrar pessoas desaparecidas
Ministério se reuniu também com outras instituições
Uma reunião ocorrida, na tarde dessa segunda-feira (14), entre o Ministério Público do Estado de Alagoas e a autoridade Central da Política Nacional de Desaparecidos em Alagoas discutiu novas parcerias e futuras ações visando a formulação de políticas públicas para o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), uma iniciativa do órgão ministerial e que está ligada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). No encontro, novos membros também passaram a integrar o PLID.
A reunião foi recepcionada pela promotora de Justiça Marluce Falcão, coordenadora do PLID/AL e da Região Nordeste do PLID e integrante do Comitê Nacional do Sinalid. No encontro, estiveram presentes o médico legista Diogo Nilo Miranda Borba, atual diretor do IML e autoridade Central da Política Nacional de Desaparecidos em Alagoas, Rosana Coutinho, perita e chefe do Laboratório de Genética Forense da Perícia Oficial do Estado de Alagoas, o servidor do MPAL Thomaz Fireman, gerente do PLID/AL, Amanda Castro, advogada e voluntária do PLID/AL, Elena Bulhões, policial militar integrante do PLID/AL, e Luísa Cristina Alves e Thallysson Alves, coordenadora da Assistência Social do Hospital Geral do Estado e assessor de comunicação do HGE, respectivamente.
Um dos objetivos da reunião foi apresentar ao médico Diogo Nilo os trabalhos desenvolvidos pelo Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do MPAL com a intenção de efetivar parcerias para construção e execução das polícias públicas na busca de desaparecidos no estado. “O desaparecimento de pessoas é um grave fenômeno social que aflige milhares de famílias, por isso, o PLID busca implementar ações efetivas e urgentes na busca imediata de crianças, adolescentes, idosos e demais vulneráveis, bem como todas as pessoas cujo desaparecimento seja comunicado aos órgãos policiais. E, em se tratando de um programa tão importante, precisamos dar mais visibilidade a ele, aprimorando a relação com novos parceiros”, explicou Marluce Falcão.
“E é por isso que recebemos como muita esperança o nome do médico Diogo Nilo para exercer o cargo de autoridade central. Temos certeza que ele perseguirá a efetivação em nosso estado da Política Nacional de Busca de Desaparecidos, uma vez que sabemos do seu empenho e comprometimento na resolução desse grave problema que assola tantas famílias alagoanas”, acrescentou ela.
E o diretor do IML garantiu engajamento no programa. “A Política Nacional de Busca de Desaparecidos tem por princípio a relação entre os diversos setores da sociedade. É essencial contar com a experiência do Ministério Público nesse processo aqui em Alagoas. Já temos excelentes resultados e seguramente seguiremos avançando”, assegurou Diogo Nilo.
Outros órgãos parceiros
A perita Rosana Coutinho, que já é integrante do PLID/AL representando a Perícia Oficial, também defendeu o fortalecimento da iniciativa: “A reunião de hoje com o PLID Alagoas e a autoridade central estadual do projeto de desaparecidos foi de suma importância para a identificação dos órgãos parceiros na busca e localização de pessoas desaparecidas. Essa nova parceria envidará esforços para o sucesso do programa”, disse ela.
Outros integrantes do PLID/AL também participaram do encontro e, durante a reunião, conheceram mais detalhes sobre as ações desenvolvidas desde 2018, os resultados positivos e os problemas enfrentados.
Inclusive, durante a explanação, o médico Diogo Nilo falou sobre a criação de um comitê estadual ligado a autoridade central, objetivando a construção de políticas públicas específicas para o tema. “Certamente traremos luz a um fenômeno social agravado por sua invisibilidade na formulação de políticas públicas”, declarou Marluce Falcão, que aceitou o convite para que o MPAL integre o referido colegiado.
Ainda na oportunidade, Elena Bulhões, integrante da Polícia Militar de Alagoas, passou a fazer parte do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos do MPAL, integrando, por consequência, o PLID/AL. Ela ficará na coordenação das ações de busca de desaparecidos junto as forças de segurança.
Veja também
Últimas notícias
Servidor do Serpro no RJ teria vendido informações de ministros do STF
Escola municipal de Arapiraca presta homenagem a professora falecida
Cerca de 200 policiais serão empregados durante clássico desta quarta-feira (18)
Governo de Alagoas integra missão internacional do presidente Lula na Índia
Armas e drogas são apreendidas durante operações policiais em Alagoas
Batalhão de Polícia Ambiental flagra pesca predatória na Lagoa Manguaba
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
