Jurista comenta polêmica envolvendo vídeo da Câmara de Maceió retirado do ar
Othoniel Pinheiro comentou sobre o assunto
Após o YouTube retirar o vídeo de uma sessão da Câmara Municipal de Maceió na última sexta-feira (4, a Rede Antena 7 conversou com o jurista Othoniel Pinheiro para discutir sobre a decisão da plataforma.
Em sua visão profissional, o acadêmico explicou que apesar das questões discutidas no vídeo serem consideradas como Fake News pelo judiciário, a liberdade de expressão permite o debate em audiência pública.
“Em relação se a ivermectina tem eficácia contra a Covid, ou se a vacina é experimental, ou se a cloroquina também tem eficácia contra a Covid, o judiciário tem entedio que isso é Fake News”, ponderou.
Em sua visão, situações como essas fazem parte do debate político ideológico de um determinado partido.
“Pode ser que amanhã o presidente da República saia dizendo que o maracujá é bom para a Covid e claro seus apoiadores vão também afirmar. Isso tá dentro da liberdade das pessoas e da Câmara de Vereadores discutir isso em audiência pública”, prosseguiu.
Contudo, as principais questões do debate se concentram no respeito das regras estabelecidas pelo YouTube e sobre o limite de até onde a plataforma pode decidir retirar determinados conteúdo.
“A liberdade de expressão das pessoas tem limite. Quando a Câmara de Vereadores adentrou no YouTube, ela aceita as regras do YouTube. Então você se submete as regras, então para o YouTube tudo aquilo é Fake News”, explicou.
Em sua visão, o judiciário existe justamente para avaliar e vigiar até onde a decisão dessas empresas prejudica de fato a liberdade de expressão da sociedade.
“O YouTube pode sair retirando tudo ao seu critério? Pode ser que se a gente liberar, vai que o YouTube e as redes sociais comecem a retirar postagens que não estejam em sintonia política ou religiosa ou filosófica com aquilo que eles pensam, é ai que o poder judiciário entra para decidir a respeito dessa decisão”, finalizou.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
