Marx Beltrão defende Lei Paulo Gustavo vetada por Bolsonaro
Lei libera recurso de R$3,8 milhões para a cultura
O deputado federal Marx Beltrão (PP), disse nesta quarta-feira (6) que vai “trabalhar em Brasília para ou sensibilizar o governo federal para voltar atrás em sua decisão” ou que vai “integrar a articulação no Congresso Nacional em busca da derrubada do veto à Lei Paulo Gustavo”. Beltrão reiterou ainda que “garantir mais investimentos para a cultura é crucial para a criação de empregos e de renda no setor dos eventos, do entretenimento, do turismo e das artes” e que o “Brasil necessita deste aporte financeiro especialmente neste momento de retomada pós pandemia”.
Nesta quarta-feira o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), decidiu vetar o Projeto de Lei Complementar nº 73, de 2021, conhecido como Lei Paulo Gustavo, que visava o fomento de projetos culturais em estados e municípios. A decisão será publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6). Aprovado pelas duas casas do Congresso Nacional, o projeto visava liberar R$ 3,86 bilhões do Fundo Nacional de Cultura para apoio financeiro da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para garantir ações emergenciais voltadas ao setor cultural.
A Lei Paulo Gustavo teve em Marx Beltrão um de seus apoiadores. Por meio de nota, o Planalto afirma que, após consulta à Secretaria Especial da Cultura, “a proposição legislativa foi vetada por contrariedade ao interesse público”. Entre as ponderações técnicas, a presidência alega que a Lei Paulo Gustavo criaria uma despesa corrente primária que estaria sujeita ao limite constitucional, para o qual “não teria sido apresentada compensação na forma de redução de despesa, o que dificultaria o cumprimento do referido limite”.
Veja também
Últimas notícias
Polícia encontra três ossadas humanas durante operação de busca na Feitosa, em Maceió
HGE realiza em sequência duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas
Inmet emite alerta para o RS de ventos de até 100 km/h e tempestade
Moraes pede aos Estados Unidos extradição de Ramagem
Sessão solene homenageia legado do juiz John Silas com entrega de comenda à família
Hemoal promove coleta externa de sangue em União dos Palmares nesta terça-feira (16)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
