Oportunidades

Mulheres pilarenses fazem curso para produção de ovos de Páscoa artesanal

O curso com duração de oito horas representa a chance de desenvolver habilidades

Por Assessoria 08/04/2022 07h07
Mulheres pilarenses fazem curso para produção de ovos de Páscoa artesanal
Para as alunas, o curso com duração de oito horas representa a chance de desenvolver habilidades e, com isso, abandonar em definitivo a fila do desemprego - Foto: Assessoria

Nesta quinta-feira (07), 25 mulheres pilarenses participaram, no Senai Poço, em Maceió, de um curso para fabricação de ovos de Páscoa artesanal. Para as alunas, o curso com duração de oito horas representa a chance de desenvolver habilidades e, com isso, abandonar em definitivo a fila do desemprego.

Instrutora do Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva, Paula Siqueira conduziu o curso destinado a mulheres assistidas por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Criança Feliz, programa de visitação do governo federal voltado ao desenvolvimento na primeira infância. Ela garante que a capacitação vai permitir às participantes empreender não apenas durante a Páscoa.

“Não nos limitamos aos ovos, para que elas possam, explorando a criatividade que já têm, variar a produção com bombons e outros doces. Mas ainda dá tempo de elas venderem bastante nesta Páscoa, praticando, em suas próprias casas, tudo o que aprenderam aqui no curso”, afirmou a instrutora, reforçando que o trabalho, quando artesanal, não exige equipamentos caros. “Elas podem usar o fogão convencional ao invés do microondas, além do que os ingredientes também são muito acessíveis”, salientou.

A supervisora da área de alimentos do Senai, Kelly Acioli, por sua vez, parabenizou a Prefeitura do Pilar pelo apoio conferido às alunas. “Percebe-se um cuidado todo especial por parte do Município, e isso é muito importante para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Isso nos chamou a atenção porque é raro de se ver. Despertá-las para a produção no ramo alimentício, e com aquilo que elas têm em casa, é sempre muito importante. Que isso perdure e que todas elas possam se desenvolver cada vez mais”, avaliou.

Já entre as alunas, a mais entusiasmada era, sem dúvida, a dona de casa Gerciane dos Santos. Casada e mãe de duas filhas, ela conta que não pensou duas vezes ao aceitar o convite para participar do curso.

“Eu sou chocólatra e gosto bastante de cozinhar. Vivo assistindo a programas na TV que ensinam a fazer pratos diversos. Agora, quero já começar a fazer trufas e bolos para vender de porta em porta na minha cidade. Meu marido, que também está desempregado, vai me ajudar com as vendas. É um sonho que está se realizando. Não vou parar mais”, confidenciou Gerciane, acrescentando que já planeja abrir sua própria confeitaria.