Viral

Pai entra em ônibus em chamas para salvar seus filhos pequenos: ‘Não pensei duas vezes’

Caso aconteceu nos Estados Unidos

Por R7 com Upsocl 14/04/2022 10h10
Pai entra em ônibus em chamas para salvar seus filhos pequenos: ‘Não pensei duas vezes’
Pai entre em ônibus em chamas para salvar filhos - Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução

Um pai não pensou duas vezes em entrar em um ônibus que pegou fogo com 2 de seus 4 filhos dentro após o veículo entrar em combustão devido à uma explosão com gás propano.

Kyle Copeland, 33 anos, ex-oficial de inteligência da Força Aérea dos EUA, divulgou fotos das angustiantes consequências da explosão ocorrida no dia 26 de dezembro que deixou ele e seus dois filhos, Krew, 4, e Pepper, 12, com terríveis queimaduras de terceiro grau.

Enquanto todos os três escaparam com vida graças à resposta rápida de Copeland, que ele descreveu como ‘um olhar direto para o inferno’, eles ainda estão se recuperando da explosão em uma unidade para pacientes com queimaduras de um hospital em Las Vegas (EUA).

A família agora está usando sua experiência traumática para aumentar a conscientização sobre o uso de gás propano em casas móveis.

“Ver meus filhos sofrerem fisicamente é a coisa mais difícil que já me aconteceu… Profunda dor de cabeça, mas escolhemos abraçar esse julgamento totalmente e assumir a responsabilidade por nossa experiência de vida”, disse Kyle.

Copeland e sua esposa, Whitney, 33, começaram a viver dentro do ônibus, transformado em motor home com seus quatro filhos em agosto do ano passado. Quatro meses depois, ocorreu o trágico acidente que, inclusive, os deixaram desabrigados.

Imagens do ônibus em chamas. Foto: reprodução/arquivo pessoal

O casal estava prendendo um trailer do lado de fora quando seu terceiro filho, Emree, 6, desceu do ônibus e disse que o aquecedor de propano estava fazendo barulho.

Foi nesse momento que o ônibus pegou fogo e momentos depois ocorreu a explosão.

O ônibus da família Copeland explodiu em uma bola de fogo com dois de seus quatro filhos dentro – e outro do lado do veículo. As chamas puderam ser vistas a cinco quilômetros do local da explosão na pequena cidade de Veyo, Utah.

Kade, 10, conseguiu pular da janela para escapar do perigo. Pepper, a irmã mais velha, sofreu queimaduras em mais de 52% de seu corpo. Ela passou por 32 cirurgias até agora.

Krew ainda está se recuperando de queimaduras nas mãos, braços e rosto na casa temporária em que a família está hospedada perto da unidade especializada em queimaduras do University Medical Center em Las Vegas.

Os dois filhos do meio escaparam de ferimentos físicos graves e foram ficar com a família enquanto o resto da família se recupera no hospital.

Copeland foi entubado e sedado por quatro dias antes de poder falar com sua esposa.

“Kyle está se curando. Suas mãos e pescoço aceitaram os enxertos retirados de sua coxa e os médicos estão muito felizes com a aparência dele”, disse Whitney.

“Ele tem consultas de acompanhamento agora para tratar as queimaduras ao redor dos olhos. Os rostos e corpos do meu Kyle e dos meus filhos provavelmente não serão os mesmos”.

“Serei eternamente grata por Kyle ter chegado primeiro ao ônibus”, acrescentou.

“Kyle disse que ele correu pelas chamas para correr para a parte de trás do ônibus e viu Pepper e Krew ambos parados na parte de trás do ônibus entre os beliches.

“Ele diz que sabia que não poderia decepcioná-los e que tinha que tirá-los [ou] morrer tentando. Kyle pegou Krew em seus braços. Em seguida, virou-se para Pepper, que ficou atordoada. Quando ele a agarrou, ela estava muito relutante e começou a empurrá-lo. Ela pensou que Kade ainda estava dentro”, Whitney notou.

“Kyle, em seguida, correu para dentro das chamas… Então foi como se tudo parasse e o tempo congelasse”, relatou.

Whitney sofreu queimaduras nas mãos por ajudar seu marido e filhos a sair do trailer e por apagar as chamas de Pepper.

Ela puxou sua família ferida para longe do veículo em chamas e apenas um minuto depois ele explodiu.

“Eu agarrei o braço dela e a puxei para fora do ônibus e joguei meu corpo sobre ela, acariciando-a e extinguindo as chamas por todo o seu corpo e cabelo”, disse Whitney.

“Dentro de 1 minuto após Kyle sair do ônibus, a primeira explosão aconteceu. Se Kyle tivesse hesitado, não teria funcionado. Só sei que o resultado teria sido muito pior.

“Eu e Kyle conversamos sobre como acreditamos que nossos corpos são temporários e quaisquer cicatrizes, deformidades ou doenças duradouras farão parte da experiência. Agradecemos a Deus por estarmos vivos.

“Eu disse a Kyle que estava particularmente grata por ele ter sofrido alguns dos mesmos ferimentos que as crianças. Eles terão um pai que pode se relacionar e simpatizar com eles.

“Sou grata novamente por nossos filhos não terem que trilhar o caminho da recuperação sozinhos. Ele é o pai que os tirou e o pai que os fará passar por essa tragédia, ao lado deles. Tenho plena confiança em seu papel de proteger e liderar”, completou.

Pai com seus filhos. Foto: arquivo pessoal/reprodução


A família Copeland vendeu sua casa em maio de 2021 para embarcar em viagens em tempo integral naquele verão para compensar ‘anos cheios de separações militares, recuperação de vícios e traumas médicos’, de acordo com sua página no Instagram, @copelandbuslife, onde 26 mil pessoas seguiam suas viagem da família.

Desde o acidente, amigos e familiares se uniram para apoiar a família Copeland com esforços de arrecadação de fundos e salvando quaisquer pertences intactos de seu ônibus.

“Estamos nos tornando muito mais fortes como família e sentimos graus mais profundos de compaixão e amor”, disse Copeland. “A vida é boa e nós escolhemos ver a vida como uma bela experiência. Somos sobreviventes, não vítimas.

“Sou grato por minha esposa, que está disposta e capaz de assumir um enorme estresse e responsabilidade, ao mesmo tempo em que é capaz de nutrir e amar sua família com graça.

“É verdade, as mães fazem tudo parecer melhor e todos nós sabemos disso”, acrescentou.

‘Eu posso atravessar chamas, mas não me peça para fazer o que ela está fazendo, é incrível e divino”, concluiu.